Data | Título | Autor(es) | Tipo | Acesso |
2019 | Adaptações do cânone literário em língua portuguesa: propostas didáticas apoiadas no ELBT para a inclusão de clássicos das literaturas brasileira e portuguesa na aula de PLE através das TIC | Santos, Priscila Cristina dos | Dissertação de mestrado | Acesso aberto |
2021 | A aprendizagem da competência oral em Português Língua Estrangeira, através de estratégias de ensino à distância | Azevedo, Carla Isabel Miranda | Dissertação de mestrado | Acesso aberto |
2016 | Aprendizagem do sistema de artigos do português por falantes de suaíli L1 | Said, Zulfa Omar | Dissertação de mestrado | Acesso aberto |
30-Jul-2015 | Aquisição de verbos da língua portuguesa, no primeiro ciclo de escolaridade, por crianças bilingues luso-alemãs e crianças monolingues alemãs | Freitas, Maria João da Costa | Tese de doutoramento | Acesso aberto |
2015 | Contributos da leitura recreativa e da escrita criativa para o processo de ensino-aprendizagem de Português Língua Estrangeira | Viegas, Ana Margarida Laranjeira | Dissertação de mestrado | Acesso aberto |
2017 | Contributos da plataforma online ELIADEMY para o desenvolvimento de competências de produção escrita em Português Língua Estrangeira | Rodrigues, Jorge Manuel da Cruz | Dissertação de mestrado | Acesso aberto |
2015 | Os contributos do texto literário para o ensino-aprendizagem de PLE: elaboração de uma proposta de didatização de um conto de Sophia de Mello Breyner Andresen | Oliveira, Andreia Alexandra Sousa | Dissertação de mestrado | Acesso restrito UMinho |
2021 | Criação de materiais para o ensino das culturas de língua portuguesa a estrangeiros: propostas didáticas apoiadas na aula de Práticas de Audição - Conversação de nível A2 | Li Yang | Dissertação de mestrado | Acesso aberto |
2020 | Da tradução à criação de cursos online para o ensino de português a alunos chineses: o caso da empresa VocApp | Marques, Bárbara da Silva | Dissertação de mestrado | Acesso aberto |
28-Mar-2024 | O desenvolvimento da competência variacional oral em PLE. Relato de uma experiência com alunos de nível B1 | Dias, Mariana Araújo | Dissertação de mestrado | Acesso aberto |
2016 | O desenvolvimento de destrezas de oralidade em estudantes de Português Língua Estrangeira - Componentes: lexical, fonológica, gramatical e discursiva | Castro, Marina Brandão | Dissertação de mestrado | Acesso aberto |
2012 | O ensino da língua portuguesa na Galiza | Fernández Carballido, Xurxo | Dissertação de mestrado | Acesso aberto |
2020 | O ensino do português como língua estrangeira em Roma | Lourenço, Lucas Amaral | Dissertação de mestrado | Acesso aberto |
2018 | O impacto da formação em regime de imersão nos alunos de licenciatura em PLE: um estudo de caso com estudantes da Universidade de Estudos Internacionais de Xi’an | LINI ZHANG | Dissertação de mestrado | Acesso restrito UMinho |
25-Mar-2023 | Jogos educativos para o desenvolvimento da competência de oralidade em PLE. Relato de uma experiência com alunos de nível A1 | Qin Xie | Dissertação de mestrado | Acesso aberto |
2019 | Português para fins específicos: um programa aplicado à área petrolífera | Alberto, Maria Tomás Manuel | Dissertação de mestrado | Acesso aberto |
2019 | Potencialidades didáticas do recurso a canções “literárias” para o ensino-aprendizagem de Português Língua Não Materna | Leite, Joana Mafalda Pires | Dissertação de mestrado | Acesso aberto |
2021 | Potencialidades didáticas do uso de provérbios no ensino-aprendizagem de português língua não materna | Bohao Lyu | Dissertação de mestrado | Acesso aberto |
22-Jul-2024 | Princípios e práticas para o desenvolvimento de competências orais em PLE. Relato de uma experiência com alunos de nível B1 | Chen, Tingyu | Dissertação de mestrado | Acesso aberto |
2019 | O uso de guiões de leitura como elemento de avaliação não convencional no desenvolvimento de competências em Português como Língua Estrangeira de alunos de nível B1.2 | Rei, Carolina da Silva | Dissertação de mestrado | Acesso restrito UMinho |