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TítuloO desenvolvimento de destrezas de oralidade em estudantes de Português Língua Estrangeira - Componentes: lexical, fonológica, gramatical e discursiva
Autor(es)Castro, Marina Brandão
Orientador(es)Moreira, Maria Micaela Ramon
Palavras-chaveCompetências comunicativas
Interação / produção oral
Atividades comunicativas
Português língua estrangeira
Communicative skills
Oral interaction / production
Communicative activities
Portuguese as a foreign language
Data2016
Resumo(s)O presente relatório visa dar a conhecer o projeto de estágio desenvolvido no âmbito do Mestrado em Português Língua Não Materna - Português Língua Segunda/Português Língua Estrangeira - (PLNM – PL2/PLE) da Universidade do Minho, o qual consistiu na conceção, organização, planificação e lecionação de sessões de conversação ao 22º Curso Anual de Português Língua Estrangeira, que decorreu no BabeliUM - Centro de Línguas da Universidade do Minho, de 9 de fevereiro a 29 de maio de 2015. Foi finalidade principal deste estágio contribuir para o desenvolvimento das destrezas de oralidade em estudantes de Português Língua Estrangeira, através da lecionação da disciplina de “Práticas de Conversação”. Assim, após um breve enquadramento teórico da temática abordada, no qual damos especial atenção à discussão de conceitos tais como “competência comunicativa”, “comunicação oral”, “estratégias de comunicação”, “tratamento dado às questões da oralidade nos manuais de PLE” e “avaliação das destrezas de oralidade”, neste relatório apresentamos uma descrição e apreciação crítico-reflexiva relativas ao percurso realizado ao longo do estágio. Tendo em conta que no quadro atual de ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras se dá especial atenção ao desenvolvimento das capacidades de comunicação oral, foi nosso propósito, durante o estágio, criar oportunidades em sala de aula que permitissem explorar competências como a produção, a compreensão e a interação oral dos aprendentes. Uma vez que o recurso ao manual não se revelou suficiente para uma adequada exploração das competências comunicativas, recorreu-se a materiais autênticos que tendem a aproximar os alunos de contextos de utilização da língua-alvo próximos da realidade. O recurso a atividades comunicativas realizadas na sala de aula revelou-se também um excelente método para que os alunos pudessem explorar as mais diversas competências de oralidade. Os resultados positivos apresentados pelos alunos no final do curso permitem-nos concluir que as atividades comunicativas, como simulações de situações reais e debates, contribuíram de forma significativa para o desenvolvimento das destrezas de oralidade dos alunos.
The present report seeks to disclose the internship project developed in the scope of the Master’s Degree in Portuguese as a Non-Native Language – Portuguese as a Foreign Language and Second Language, at the University of Minho. This internship consisted in the development, organization, planning, and teaching of “conversation sessions” during the 22nd Annual Course of Portuguese as a Foreign Language (PLE), which took place in BabeliUM – Language Centre of the University of Minho from February 9th to May 29th 2015. The main point of this project was to contribute to the development of oral skills in students studying Portuguese as Foreign Language through the course unit “Conversation Skills”. After a short theoretical framework concerning the selected theme, in which we emphasize the discussion of concepts such as “communicative skills”, “oral communication”, “communication strategies”, “treatment given to the oral questions in PLE text books”, and “ oral skills evaluation”, we show you in this report a critical – reflexive description and appraisal regarding the route taken during this internship. Taking into account that in the current foreign language learning and teaching paradigm we notice a special focus concerning the development of oral communication skills, it was our purpose, during the internship, to create opportunities in the classroom for the students to explore skills such as production, comprehension, and oral interaction. Since the textbook revealed itself insufficient for a proper exploration of communicative skills, we resorted to authentic materials that tend to approach the students to contexts where the target language is closer to reality. The resource to communicative activities conducted in the classroom have shown to be an excellent method for students to explore various oral skills. The positive results achieved by the students at the end of the course allow us to conclude that the communicative activities, such as the simulation of real-life situations and debates, contributed in a significant way to the development of the students’ oral skills.
TipomasterThesis
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Português Língua Não Materna - Português Língua Estrangeira e Português Língua Segunda
URIhttp://hdl.handle.net/1822/44376
AcessoopenAccess
Aparece nas coleções:ILCH - Dissertações de Mestrado
BUM - Dissertações de Mestrado Integrado

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