Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/59802
Título: | O impacto da formação em regime de imersão nos alunos de licenciatura em PLE: um estudo de caso com estudantes da Universidade de Estudos Internacionais de Xi’an |
Autor(es): | LINI ZHANG |
Orientador(es): | Ramon, Micaela |
Palavras-chave: | Português língua estrangeira Formação em regime de imersão Cooperação China-países lusófonos Estudantes chineses Aprendizagem intercultural Portuguese foreign language Immersion training Cooperation between China and Lusophone countries Chinese students Intercultural learning 葡语外语教学 出国留学 中国与葡语国家的合作 中国留学⽣ 跨⽂化学习 |
Data: | 2018 |
Resumo(s): | Com o rápido desenvolvimento do ensino do Português na China em
consequência do aprofundar da cooperação entre este país asiático e os países de
língua portuguesa, cada vez mais estudantes chineses optam por estudar em Portugal e
no Brasil. Contudo, estudar no exterior é um processo cheio de desafios que exige
muito da competência da adaptação dos alunos; como tal, é muito importante que as
instituições de ensino superior estejam bem preparadas para os acolher e contribuir
para a sua adaptação eficaz.
A presente dissertação analisa o impacto da formação em regime de imersão
nos alunos de licenciatura em PLE da Universidade de Estudos Internacionais de
Xi'an num contexto intercultural, centrando-se nas mudanças que ocorrem na vida
académica e a vida pessoal dos estudantes, ao longo da experiência de estudo no
estrangeiro. Analisa ainda os principais problemas encontrados e as aquisições obtidas
no processo de adaptação, procurando extrair dessa análise conclusões úteis para
futuros estudantes chineses em programas de mobilidade em países de língua
portuguesa, mais especificamente no Brasil e/ou em Portugal. With the rapid development of Portuguese-teaching in China because of the deepened cooperation between this Asian country and Portuguese-speaking countries, more and more Chinese students have chosen to study in Portugal and Brazil. However, studying abroad is a challenging process that requires a lot of competence in the students' adaptation; as such, it is very important that higher education institutions being well prepared to host them and contribute to their effective adaptation. This dissertation analyzes the influence of studying abroad on undergraduate students in PLE from the Xi'an International Studies University under the intercultural background, focusing on the changes in the academic and personal life of the students in the study abroad experience, as well as the problems encountered and the acquisition in the process of adaptation. I hope this thesis can provide some relevant information and suggestions for Chinese students who are considering studying in the Portuguese-speaking countries in the future. 随着中国与葡语系国家的合作加深,中国葡萄⽛语教 育快速发展,越来越多的中国学⽣选择来葡萄⽛与巴西留 学。 然⽽,留学是⼀个充满考验的过程,对学⽣的适应能 ⼒有较⾼要求,因此,⾼等教育机构须做好充分准备来接 纳中国学⽣,帮助其快速适应。 本⽂分析了在跨⽂化背景下,出国留学对西安外国语 ⼤学葡语专业学⽣的影响,重点分析了留学经历对学⽣们 在学业以及个⼈⽣活上的改变,以及在适应过程中遇到的 问题及取得的收获。希望本⽂可以为将来考虑前往葡语系 国家留学的中国学⽣提供⼀些相关的信息和建议。 |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Estudos Interculturais Português/Chinês: Tradução, Formação e Comunicação Empresarial (área de especialização em Português) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/59802 |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LINI ZHANG.pdf Acesso restrito! | 2,7 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |