Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/61768
Título: | O uso de guiões de leitura como elemento de avaliação não convencional no desenvolvimento de competências em Português como Língua Estrangeira de alunos de nível B1.2 |
Autor(es): | Rei, Carolina da Silva |
Orientador(es): | Ramon, Micaela |
Palavras-chave: | Português língua estrangeira Língua, literatura e cultura Avaliação Guiões de leitura Portuguese non-maternal language Language, literature, and culture Evaluation Reading scripts |
Data: | 2019 |
Resumo(s): | Este relatório, elaborado como requisito para a conclusão do Mestrado em PLNM
– PLE/PL2, da Universidade de Minho (UM), dá conta do trabalho desenvolvido em
colaboração com o Centro de Línguas Modernas (CLM) da Universidade de Santiago de
Compostela (USC), aquando da realização de um estágio curricular, em Santiago de
Compostela, Galiza, Espanha.
O relatório encontra-se estruturado em duas partes principais, a que se juntam uma
introdução, a conclusão e diversos anexos correspondentes às atividades desenvolvidas
no âmbito da prática pedagógica. Assim, num primeiro capítulo, procede-se à
fundamentação teórica centrada na relação entre a cultura, a língua e a literatura, e ainda
no papel que a avaliação desempenha no percurso de ensino e aprendizagem,
nomeadamente de Português Língua Estrangeira, dando particular ênfase ao impacto dos
guiões de leitura como sistema de avaliação não convencional no desenvolvimento de
competências em Português Língua Estrangeira de alunos de nível B1.2.
Já no segundo capítulo, procede-se ao enquadramento do estágio, à caraterização
do local e do público-alvo, à apresentação do programa dos três níveis e respetivo
cronograma, assim como é exposta a planificação e descrição das atividades de estágio,
os materiais autênticos utilizados e uma visão geral de avaliação que passa pela avaliação
final dos alunos e a avaliação das aulas e da docente pelos mesmos.
Foram os principais objetivos desta dissertação estimular a introdução de textos
literários nos cursos de Português Língua Estrangeira da Universidade de Santiago de
Compostela; avaliar o potencial destes textos em termos motivacionais e de
desenvolvimento de competências linguístico-culturais por parte de estudantes
universitários; contribuir para a educação literária dos estudantes, nomeadamente no que
concerne ao cânone lusófono; construir e avaliar o impacto dos guiões de leitura como
ferramentas de orientação e consolidação de aprendizagens, quer autónomas, quer
mediadas pelo professor; e avaliar as potencialidades deste instrumento como elemento
de avaliação no contexto de ensino-aprendizagem de Português Língua Estrangeira. The present report, elaborated in order to conclude the Masters Dregree in PLNM - PLE / PL2, at the University of Minho (UM), exposes the work developed in collaboration with the Center of Modern Languages (CLM) of University of Santiago de Compostela (USC), during the curricular internship, in Santiago de Compostela, Galicia, Spain. The report is divided in two main parts, which are addition an introduction, a conclusion and several attachments corresponding to the activities developed in scope of pedagogical practices. Therefore, in the first chapter, it is proceed the the theoretical foundation centered in the relation between the culture, language, and literature, as well as the role in which the evaluation elaborated during the course of teaching and learning, Portuguese non-maternal language, giving particular emphasis to the impact of reading scripts as a non-conventional system of evaluation of skills in Portuguese non-maternal language of students of level B1.2. In the second chapter, it is proceeded to the placement of the internship, the characterization of the place and the target audience, the presentation of the three-level program and its timetable,as well as the planning and description of the internship activities, the authentic materials used and an overview evaluation, which passes through the students' final evaluation and the evaluation of the classes and the teacher by them The main goals of this dissertation were to stimulate the introduction of literary texts in Portuguese non-maternal language courses, at the University Santiago de Compostela; aassess the potential of this texts in motivational terms as well as of skills development linguistic-cultural by university students; to contribute to the students' literary education, lusófono particularly with regard to the Portuguese-speaking Canon; to build and to measure the impact of reading scripts as guidance tools and learning consolidation skils, both autonomous and directed by the professor; and to evaluate this instruments potential of this evaluation element in the teaching-learning of Portuguese Non-Maternal Language. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Português Língua Não Materna: Português Língua Estrangeira / Português Língua Segunda |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/61768 |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Carolina da Silva Rei.pdf Acesso restrito! | 3,87 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |