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TítuloContributos da leitura recreativa e da escrita criativa para o processo de ensino-aprendizagem de Português Língua Estrangeira
Autor(es)Viegas, Ana Margarida Laranjeira
Orientador(es)Moreira, Maria Micaela Ramon
Palavras-chavePortuguês língua estrangeira
Didática da literatura
Literatura oral
Conto popular português
Leitura recreativa
Escrita criativa
Portugués lengua extranjera
Didáctica de la literatura
Literatura oral
Cuento popular portugués
Lectura recreativa
Escritura creativa
Data2015
Resumo(s)No âmbito do ensino-aprendizagem de português língua estrangeira, a didática da literatura assume uma relevância considerável, já que se apresenta como uma forma de associar «arte» e «técnica», permitindo, por isso, ler e escrever melhor. Neste contexto, a literatura oral, entendida como um conjunto de narrativas orais transmitidas de geração em geração por um povo, englobando um conjunto diversificado de subgéneros, de entre os quais se destaca o conto popular, entretém os momentos de lazer, transmitindo ao mesmo tempo os valores e os costumes de um povo. Tornam-se, por isso, evidentes os benefícios decorrentes da exploração de contos populares portugueses nas aulas de português língua estrangeira, como forma de desenvolver as competências comunicativas dos aprendentes. Sendo a leitura e a escrita destrezas interdependentes, as atividades lúdico-didáticas de exploração dos contos populares portugueses propostas nesta dissertação exploram as potencialidades da leitura recreativa e da escrita criativa, enquanto atividades de fomento da imaginação e da criatividade, conceitos correlacionados com a motivação para a aprendizagem.
En el ámbito de la enseñanza-aprendizaje de portugués lengua extranjera, la didáctica de la literatura asume una relevancia provechosa, ya que se presenta como una forma de asociar «arte» y «técnica», permitiendo, por ello, leer y escribir mejor. En éste sentido, la literatura oral, en cuanto conjunto de narrativas orales transmitidas de generación en generación por un pueblo, abarcando un conjunto diversificado de subgéneros, de entre los cuales se destaca el cuento popular, entretiene en los momentos de ocio, transmitiendo, al mismo tiempo, los valores y las costumbres de un pueblo. Desde luego, se hacen evidentes los beneficios derivados de la exploración de cuentos populares portugueses en el aula de portugués lengua extranjera, como forma de desarrollar las competencias comunicativas de los aprendientes. Siendo la lectura y la escritura destrezas interdependientes, las actividades lúdico-didácticas de exploración de los cuentos populares portugueses propuestas en esta disertación exploran las potencialidades de la lectura recreativa y la escritura creativa, en cuanto actividades de fomento de la imaginación y de la creatividad, conceptos correlacionados con la motivación para el aprendizaje.
TipomasterThesis
DescriçãoDissertação de mestrado em Português Língua Não Materna – Língua Estrangeira / Língua Segunda
URIhttp://hdl.handle.net/1822/41520
AcessoopenAccess
Aparece nas coleções:ILCH - Dissertações de Mestrado
BUM - Dissertações de Mestrado

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