Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/24032
Título: | O ensino da língua portuguesa na Galiza |
Autor(es): | Fernández Carballido, Xurxo |
Orientador(es): | Iriarte Sanromán, Álvaro |
Palavras-chave: | Português língua estrangeira Ensino do português na Galiza e em Espanha Formação de professores Portuguese as a foreign language Portuguese teaching in Galicia and Spain Teacher training |
Data: | 2012 |
Resumo(s): | Esta dissertação de mestrado inscreve-se no âmbito da formação dos docentes de
Português Língua Não Materna (PLNM), Português Língua Estrangeira (PLE) e Português
Língua Segunda (PL2) e na formação de professores de língua portuguesa, em geral, e
especificamente no contexto galego dentro da realidade linguística, cultural, social e política
desta nacionalidade histórica dentro do Reino de Espanha.
Esta dissertação de mestrado é o produto final da formação realizada no Mestrado em
Português Língua Não Materna (PLNM) – Português Língua Estrangeira (PLE) e Português
Língua Segunda (PL2) da Universidade do Minho.
A dissertação analisa algumas características essenciais no ensino e aprendizagem da
língua portuguesa na Galiza. Ou seja, uma reflexão sobre as vantagens e os desafios com que os
profissionais da docência se confrontam num teórico espaço fronteiriço, as necessidades no
processo de ensino e aprendizagem. Também analisar as relações que com Portugal se
estabelecem na sala de aula através da situação política e linguística da Galiza, sejam estas
relações reais, teóricas ou simbólicas. This master’s dissertation can be classified as training of teachers of Portuguese as a Non- Native Language (Portuguese as a Foreign Language and Portuguese as a Second Language) although it has been especifically considered for the Galician context: the linguistic, cultural, social and political reality of this historical nationality inside the Spanish Kingdom. This master’s dissertation is the final product of the training carried out during the Master's in Portuguese as a Non-Native Language (Portuguese as a Foreign Language and Portuguese as a Second Language), of the University of Minho. This dissertation analyzes some of the main features of Portuguese teaching and learning in Galicia. It considers the advantages and the challenges the teaching professionals confront in their theoretical borderline, as well as their teaching and learning needs. It examines the relationships established with Portugal inside the classroom, due to the either real, theoretical or symbolic Galician political and liguistic situation. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Ensino de Português Língua Não Materna, Português Língua Estrangeira e Português Língua Segunda |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/24032 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado ELACH - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Xurxo Fernández Carballido.pdf | 3,17 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |