Skip navigation
tequery
Página principal
Percorrer por
Comunidades
& Coleções
Percorrer por:
Títulos
Autores
Autores UMinho
Orientadores
Editores
Assuntos
Áreas do conhecimento
Datas de publicação
Tipos de documento
Tipos de acesso
Editoras
Revistas
Ajudas
Sobre o RepositóriUM
FAQs
Utilização geral
Auto-Arquivo
Copyright
português
francês
espanhol
inglês
Entrar
Área Pessoal
Subscrição de estatísticas
Serviço de alertas
Editar conta
Percorrer por autor 2328
Subscrever estatísticas do autor Autor
Índice:
0-9
A
B
C
D
E
F
G
H
I
J
K
L
M
N
O
P
Q
R
S
T
U
V
W
X
Y
Z
ou inserir as letras iniciais:
Ordenar por:
título
data de publicação
data de depósito
tipo de documento
tipo de acesso
Em ordem:
ascendente
descendente
Resultados/Página:
5
10
15
20
25
30
35
40
45
50
55
60
65
70
75
80
85
90
95
100
Autores/Registo:
todos
1
3
5
10
15
20
25
30
35
40
45
50
Mostrar 4-23 de um total de 24 resultados.
< anterior
próximo >
Data
Título
Autor(es)
Tipo
Acesso
2014
O caso português no projeto CLS
Almeida, A. M.
;
Costa, Manuel F. M.
;
Malheiro, Teresa
, et al.
Artigo em ata de conferência
Acesso restrito UMinho
2014
Ciência dos 3 aos 11: atividades experimentais de física e de química
Costa, Manuel F. M.
;
Varela, Paulo Idalino Balça
;
Pereira, Mário R.
, et al.
Publicação pedagógica
Acesso restrito UMinho
Set-2020
A construção de significados sobre a condensação da água com alunos do 1.º ciclo do ensino básico
Varela, Paulo
;
Serra, Filipa
Artigo
Acesso aberto
2011
A construção experimental reflexiva de significados com alunos do 1º CEB: a forma da terra e a alternância dia e noite
Varela, Paulo Idalino Balça
;
Sá, Joaquim
Artigo em ata de conferência
Acesso restrito UMinho
2014
Creative Little Scientists: enabling creativity through science and mathematics in preschool and first years of primary education: exemplary teacher training materials (D5.3)
Almeida, A. M.
;
Varela, Paulo Idalino Balça
;
Costa, Manuel F. M.
, et al.
Relatório
Acesso aberto
2013
Creative Little Scientists: enabling creativity through science and mathematics in preschool and first years of primary education: guidelines and curricula for teacher training (D5.2)
Almeida, A. M.
;
Varela, Paulo Idalino Balça
;
Costa, Manuel F. M.
, et al.
Relatório
Acesso aberto
27-Out-2021
Crianças investigam para aprender ciências: uma experiência de aprendizagem na educação pré-escolar
Varela, Paulo
;
Alves, Elisabete
Artigo
Acesso aberto
2007
Dissolução de materiais sólidos em água: uma abordagem experimental sócio-construtivista com alunos do 1º ano de escolaridade
Varela, Paulo Idalino Balça
;
Sá, Joaquim
Artigo em ata de conferência
Acesso restrito UMinho
11-Mai-2010
Ensino experimental das ciências no 1º ciclo do ensino básico : construção reflexiva de significados e promoção de competências transversais
Varela, Paulo Idalino Balça
Tese de doutoramento
Acesso aberto
2007
Ensino experimental das ciências no 1º ciclo: a tranversalidade de construção de saberes e competências
Varela, Paulo Idalino Balça
;
Sá, Joaquim
Artigo em ata de conferência
Acesso restrito UMinho
2001
Ensino experimental e reflexivo das ciências no 1.º ano de escolaridade
Varela, Paulo Idalino Balça
Outro
Acesso aberto
2011
Ensino experimental reflexivo das ciências: uma abordagem pedagógica promotora da e centrada na reflexividade e autonomia do aluno
Varela, Paulo Idalino Balça
;
Sá, Joaquim
Artigo em ata de conferência
Acesso restrito UMinho
Dez-2012
Ensino experimental reflexivo das ciências: uma visão crítica da perspectiva piagetiana sobre o desenvolvimento do conceito de ser vivo
Varela, Paulo Idalino Balça
;
Sá, Joaquim
Artigo
Acesso aberto
1-Mai-2015
Explore the concept of “light” and its interaction with matter: an inquiry-based science education project in primary school
Varela, Paulo Idalino Balça
;
Costa, Manuel F. M.
Artigo em ata de conferência
Acesso aberto
2013
Modelo de formação de educadores/professores na área de didática de estudo do meio: análise de uma experiência de formação centrada no ensino da história a crianças
Solé, Glória
;
Varela, Paulo Idalino Balça
Artigo em ata de conferência
Acesso aberto
Set-2013
O papel da investigação na prática pedagógica dos mestrados em ensino
Vieira, Flávia
;
Coelho da Silva, José Luís
;
Vilaça, Teresa
, et al.
Artigo em ata de conferência
Acesso aberto
Fev-2014
Recommendations to policy makers and stakeholders on creativity and early years science and mathematics. National report on recommendations for policy makers and stakeholders in Portugal
Marques, Marta Isabel Bessa
;
Machado, P. J.
;
Malheiro, Teresa
, et al.
Relatório
Acesso aberto
Jul-2015
Science teaching in primary school and the importance of interdisciplinarity in knowledge construction. Case study: “Do snails prefer cabbage or lettuce?"
Costa, Manuel F. M.
;
Varela, Paulo Idalino Balça
;
Martins, V.
, et al.
Artigo em ata de conferência
Acesso aberto
2017
Teaching science in primary school through an interdisciplinary approach: a classroom case study
Varela, Paulo Idalino Balça
;
Moreira, Ana
;
Martins, Vitor
Artigo
Acesso aberto
Out-2012
The reflective experimental construction of meanings about the shape of the earth and the alternation of day and night
Varela, Paulo Idalino Balça
Artigo
Acesso aberto