Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/1822/11624

TítuloEnsino experimental e reflexivo das ciências no 1.º ano de escolaridade
Autor(es)Varela, Paulo Idalino Balça
Data2001
Resumo(s)Este estudo visou conceber e validar instrumentos de apoio ao professor para promover o Ensino Experimental e Reflexivo das Ciências. Tais instrumentos, que designamos de módulos de ensino-aprendizagem, abordam grande parte dos tópicos curriculares do 1º ano de escolaridade da área de Estudo do Meio e são constituídos por um guia, com orientações pedagógicas, para o professor e fichas de registo para o aluno. A metodologia seguida neste estudo assumiu o carácter de investigação-acção e integrou uma abordagem interpretativa da investigação. A recolha de dados foi realizada por via da observação participante e procedeu-se ao registo da informação num sistema narrativo, o diário. O processo de validação dos módulos ocorreu em dois momentos diferentes e sequenciais: a) em contexto de formação, envolvendo 20 professores do 1º ciclo; b) em contexto de ensino-aprendizagem, envolvendo 4 desses 20 professores, que leccionavam o 1º ano de escolaridade, e respectivos alunos, cerca de 90. Nas sessões de formação procedia-se à discussão da versão inicial dos módulos elaborados pelo investigador, de modo a que os professores se pudessem pronunciar sobre as actividades propostas e apresentassem eventuais sugestões de alteração. Durante a sessão de formação, procedia-se ao registo dos incidentes mais importantes aí ocorridos e elaborava-se, posteriormente, o diário da sessão. Com base nesses registos, a versão inicial do módulo era reformulada e entregue aos professores antes de se iniciar o processo de ensino-aprendizagem com os alunos. A intervenção na sala de aula correspondeu ao segundo momento de validação dos módulos. Nessa altura, procedia-se novamente ao registo daquilo que de mais relevante acontecia e elaborava-se o correspondente diário de aula. De acordo com os diários de aula elaborados pelo investigador e os diários de aula que os professores também elaboravam, os módulos eram reformulados na versão definitiva. Os módulos, concebidos e validados, constituem o principal resultado deste estudo. No final do processo de investigação desenvolvido, os professores avaliaram os módulos de uma forma muito positiva, através de um inquérito individual e anónimo distribuído no final do ano lectivo (1998/99). Em jeito de reflexão final, sustentamos a convicção de que os professores carecem de instrumentos de apoio, validados na sala de aula, para promoverem o Ensino Experimental das Ciências no 1º Ciclo do Ensino Básico. Os módulos, que fazem parte deste estudo, pretendem assim influenciar as práticas pedagógicas e os processos de formação inicial e contínua de professores, de modo a que o Ensino Experimental das Ciências no 1º Ciclo seja uma realidade no nosso país.
Tipoother
DescriçãoTrabalho de síntese realizado no âmbito das Provas de Aptidão Pedagógica e Capacidade Científica ao abrigo da alínea b) do n.º 2 do artigo 58.º do Estatuto da Carreira Docente Universitária (ECDU).
URIhttp://hdl.handle.net/1822/11624
AcessoopenAccess
Aparece nas coleções:BUM - Provas de Aptidão Pedagógica e Conhecimento Científico

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
PROVAS PAPCC.pdf2,58 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu Currículo DeGóis