Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/11624

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dc.contributor.authorVarela, Paulo Idalino Balça-
dc.date.accessioned2011-01-24T12:16:50Z-
dc.date.available2011-01-24T12:16:50Z-
dc.date.issued2001-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1822/11624-
dc.descriptionTrabalho de síntese realizado no âmbito das Provas de Aptidão Pedagógica e Capacidade Científica ao abrigo da alínea b) do n.º 2 do artigo 58.º do Estatuto da Carreira Docente Universitária (ECDU).por
dc.description.abstractEste estudo visou conceber e validar instrumentos de apoio ao professor para promover o Ensino Experimental e Reflexivo das Ciências. Tais instrumentos, que designamos de módulos de ensino-aprendizagem, abordam grande parte dos tópicos curriculares do 1º ano de escolaridade da área de Estudo do Meio e são constituídos por um guia, com orientações pedagógicas, para o professor e fichas de registo para o aluno. A metodologia seguida neste estudo assumiu o carácter de investigação-acção e integrou uma abordagem interpretativa da investigação. A recolha de dados foi realizada por via da observação participante e procedeu-se ao registo da informação num sistema narrativo, o diário. O processo de validação dos módulos ocorreu em dois momentos diferentes e sequenciais: a) em contexto de formação, envolvendo 20 professores do 1º ciclo; b) em contexto de ensino-aprendizagem, envolvendo 4 desses 20 professores, que leccionavam o 1º ano de escolaridade, e respectivos alunos, cerca de 90. Nas sessões de formação procedia-se à discussão da versão inicial dos módulos elaborados pelo investigador, de modo a que os professores se pudessem pronunciar sobre as actividades propostas e apresentassem eventuais sugestões de alteração. Durante a sessão de formação, procedia-se ao registo dos incidentes mais importantes aí ocorridos e elaborava-se, posteriormente, o diário da sessão. Com base nesses registos, a versão inicial do módulo era reformulada e entregue aos professores antes de se iniciar o processo de ensino-aprendizagem com os alunos. A intervenção na sala de aula correspondeu ao segundo momento de validação dos módulos. Nessa altura, procedia-se novamente ao registo daquilo que de mais relevante acontecia e elaborava-se o correspondente diário de aula. De acordo com os diários de aula elaborados pelo investigador e os diários de aula que os professores também elaboravam, os módulos eram reformulados na versão definitiva. Os módulos, concebidos e validados, constituem o principal resultado deste estudo. No final do processo de investigação desenvolvido, os professores avaliaram os módulos de uma forma muito positiva, através de um inquérito individual e anónimo distribuído no final do ano lectivo (1998/99). Em jeito de reflexão final, sustentamos a convicção de que os professores carecem de instrumentos de apoio, validados na sala de aula, para promoverem o Ensino Experimental das Ciências no 1º Ciclo do Ensino Básico. Os módulos, que fazem parte deste estudo, pretendem assim influenciar as práticas pedagógicas e os processos de formação inicial e contínua de professores, de modo a que o Ensino Experimental das Ciências no 1º Ciclo seja uma realidade no nosso país.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.titleEnsino experimental e reflexivo das ciências no 1.º ano de escolaridadepor
dc.typeotherpor
Appears in Collections:BUM - Provas de Aptidão Pedagógica e Conhecimento Científico

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