Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/1822/15414

TitleA construção experimental reflexiva de significados com alunos do 1º CEB: a forma da terra e a alternância dia e noite
Author(s)Varela, Paulo Idalino Balça
Sá, Joaquim
KeywordsEnsino experimental das ciências
Reflexivo
Issue date2011
Abstract(s)Nesta comunicação descreve-se e analisa-se o processo de construção de significados sobre a forma da Terra e a alternância dia e noite, inerente a uma prática de Ensino Experimental Reflexivo das Ciências (EERC), implementada numa turma do 1º ano de escolaridade (n=18). A análise do processo incide no diário de aula, elaborado na sequência da observação participante em sala de aula, e procura: a) identificar as ideias iniciais dos alunos sobre a forma da Terra; b) caracterizar alguns processos promotores da construção do conhecimento, em sala de aula, sobre os tópicos em estudo; c) e apresentar as aprendizagens que vão ocorrendo durante a aula. Estas, conjugadas com os resultados de um inquérito de avaliação individual, aplicado após a aula, em dois momentos diferentes, revelam que a maioria dos alunos desenvolveu uma boa compreensão dos temas em estudo.
TypeConference paper
URIhttps://hdl.handle.net/1822/15414
Peer-Reviewedyes
AccessRestricted access (UMinho)
Appears in Collections:CIEC - Textos em atas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A Forma da Terra_Alternância dia e noite.pdf
  Restricted access
344,99 kBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID