Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/15413
Título: | Ensino experimental reflexivo das ciências: uma abordagem pedagógica promotora da e centrada na reflexividade e autonomia do aluno |
Autor(es): | Varela, Paulo Idalino Balça Sá, Joaquim |
Palavras-chave: | Ensino experimental Reflexivo Autonomia |
Data: | 2011 |
Editora: | Universidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd) |
Resumo(s): | Nesta comunicação caracteriza-se uma prática de Ensino Experimental Reflexivo das Ciências (EERC) e apresentam-se os seus resultados ao nível do desenvolvimento de capacidades cognitivas e de resolução autónoma de problemas. Tal abordagem pedagógica valoriza e estimula os processos mentais, colocando grande ênfase na (re)construção do conhecimento e no pensamento reflexivo, em contexto de interação social. O EERC foi implementado numa turma do 1º ano de escolaridade (TE) durante 40 horas distribuídas ao longo de um ano letivo. A análise dos resultados obtidos, por contraste com uma turma do mesmo ano de escolaridade e da mesma escola (TC), revela que o efeito da intervenção pedagógica de Ciências se fez sentir, de forma muito significativa no desenvolvimento: i) de processos cognitivos ligados ao raciocínio concreto e abstrato por analogia; ii) de uma atitude mais reflexiva dos alunos; iii) de capacidades de resolução de problemas de conteúdo não científico, tendo os alunos da TE revelado maior autonomia e apresentado estratégias de resolução de melhor qualidade. Os resultados sustentam, assim, que o EERC promove a autonomia e a reflexividade dos alunos. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/15413 |
ISBN: | 978-989-8525-02-4 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | CIEC - Textos em atas |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
EERC-Reflexivo e autónomo.pdf Acesso restrito! | Documento principal | 408,04 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |