Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/15413
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Varela, Paulo Idalino Balça | - |
dc.contributor.author | Sá, Joaquim | - |
dc.date.accessioned | 2011-12-19T12:43:06Z | - |
dc.date.available | 2011-12-19T12:43:06Z | - |
dc.date.issued | 2011 | - |
dc.identifier.isbn | 978-989-8525-02-4 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/15413 | - |
dc.description.abstract | Nesta comunicação caracteriza-se uma prática de Ensino Experimental Reflexivo das Ciências (EERC) e apresentam-se os seus resultados ao nível do desenvolvimento de capacidades cognitivas e de resolução autónoma de problemas. Tal abordagem pedagógica valoriza e estimula os processos mentais, colocando grande ênfase na (re)construção do conhecimento e no pensamento reflexivo, em contexto de interação social. O EERC foi implementado numa turma do 1º ano de escolaridade (TE) durante 40 horas distribuídas ao longo de um ano letivo. A análise dos resultados obtidos, por contraste com uma turma do mesmo ano de escolaridade e da mesma escola (TC), revela que o efeito da intervenção pedagógica de Ciências se fez sentir, de forma muito significativa no desenvolvimento: i) de processos cognitivos ligados ao raciocínio concreto e abstrato por analogia; ii) de uma atitude mais reflexiva dos alunos; iii) de capacidades de resolução de problemas de conteúdo não científico, tendo os alunos da TE revelado maior autonomia e apresentado estratégias de resolução de melhor qualidade. Os resultados sustentam, assim, que o EERC promove a autonomia e a reflexividade dos alunos. | por |
dc.description.sponsorship | CIEC - unidade de investigação 317 da FCT | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd) | por |
dc.rights | restrictedAccess | por |
dc.subject | Ensino experimental | por |
dc.subject | Reflexivo | por |
dc.subject | Autonomia | por |
dc.title | Ensino experimental reflexivo das ciências: uma abordagem pedagógica promotora da e centrada na reflexividade e autonomia do aluno | por |
dc.type | conferencePaper | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
sdum.publicationstatus | published | por |
oaire.citationTitle | Pedagogia para a Autonomia - Congresso Ibérico/ 5º Encontro do GT-PA | por |
sdum.conferencePublication | Pedagogia para a Autonomia - Congresso Ibérico/ 5º Encontro do GT-PA | por |
Aparece nas coleções: | CIEC - Textos em atas |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
EERC-Reflexivo e autónomo.pdf Acesso restrito! | Documento principal | 408,04 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |