Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/15413

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorVarela, Paulo Idalino Balça-
dc.contributor.authorSá, Joaquim-
dc.date.accessioned2011-12-19T12:43:06Z-
dc.date.available2011-12-19T12:43:06Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.isbn978-989-8525-02-4-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/15413-
dc.description.abstractNesta comunicação caracteriza-se uma prática de Ensino Experimental Reflexivo das Ciências (EERC) e apresentam-se os seus resultados ao nível do desenvolvimento de capacidades cognitivas e de resolução autónoma de problemas. Tal abordagem pedagógica valoriza e estimula os processos mentais, colocando grande ênfase na (re)construção do conhecimento e no pensamento reflexivo, em contexto de interação social. O EERC foi implementado numa turma do 1º ano de escolaridade (TE) durante 40 horas distribuídas ao longo de um ano letivo. A análise dos resultados obtidos, por contraste com uma turma do mesmo ano de escolaridade e da mesma escola (TC), revela que o efeito da intervenção pedagógica de Ciências se fez sentir, de forma muito significativa no desenvolvimento: i) de processos cognitivos ligados ao raciocínio concreto e abstrato por analogia; ii) de uma atitude mais reflexiva dos alunos; iii) de capacidades de resolução de problemas de conteúdo não científico, tendo os alunos da TE revelado maior autonomia e apresentado estratégias de resolução de melhor qualidade. Os resultados sustentam, assim, que o EERC promove a autonomia e a reflexividade dos alunos.por
dc.description.sponsorshipCIEC - unidade de investigação 317 da FCTpor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd)por
dc.rightsrestrictedAccesspor
dc.subjectEnsino experimentalpor
dc.subjectReflexivopor
dc.subjectAutonomiapor
dc.titleEnsino experimental reflexivo das ciências: uma abordagem pedagógica promotora da e centrada na reflexividade e autonomia do alunopor
dc.typeconferencePaperpor
dc.peerreviewedyespor
sdum.publicationstatuspublishedpor
oaire.citationTitlePedagogia para a Autonomia - Congresso Ibérico/ 5º Encontro do GT-PApor
sdum.conferencePublicationPedagogia para a Autonomia - Congresso Ibérico/ 5º Encontro do GT-PApor
Aparece nas coleções:CIEC - Textos em atas

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
EERC-Reflexivo e autónomo.pdf
Acesso restrito!
Documento principal408,04 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID