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https://hdl.handle.net/1822/68768
Título: | A construção de significados sobre a condensação da água com alunos do 1.º ciclo do ensino básico |
Outro(s) título(s): | The construction of meanings about water condensation with primary school students |
Autor(es): | Varela, Paulo Serra, Filipa |
Palavras-chave: | Condensação da água Construção de significados Ensino de Ciências Water condensation Meaning construction Science Teaching |
Data: | Set-2020 |
Editora: | Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
Revista: | Práxis Educacional |
Citação: | Varela, P. & Serra, F. (2020). A construção de significados sobre a condensação da água com alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Práxis Educacional, 16(41), 659-680. https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i41.6296 |
Resumo(s): | Este artigo descreve e interpreta o processo de construção de significados científicos sobre a condensação da água, promovido numa turma do 4.º ano de escolaridade, com uma média de idades de 9,4 anos. Ele resulta de uma intervenção pedagógica mais ampla, que incorporou uma abordagem de ensino das ciências baseada na experimentação e investigação. Através da análise do diário de aula, apresenta as conceções iniciais dos alunos sobre o tema em estudo, os processos científicos por eles utilizados nos contextos de condensação criados por um copo de vidro com água e gelo e pelo bafejar para um espelho e identifica momentos de aprendizagem particularmente importantes no desenvolvimento da compreensão da condensação da água, promovidos naqueles contextos. Por fim, apresenta também os resultados da avaliação das aprendizagens dos alunos e tece algumas considerações sobre as implicações para a prática dos professores e para os processos de formação. This article describes and interprets the process of constructing scientific meanings about water condensation, promoted with a class of the 4th year of basic education, with an average age of 9.4 years. It results from a broader pedagogical intervention, which incorporated an inquiry-based approach to science teaching. Through the analysis of the class diary, it presents the students' initial conceptions on the subject under study, the scientific processes used by them in the condensation contexts created by a glass tumbler with water and ice and by breathing into a mirror and identifies the learning moments with particular importance for developing an understanding of water condensation that were promoted in those contexts. Lastly, it also presents the results of the assessment of the students’ learning and a few considerations on the implications for teachers' practices and training processes. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/68768 |
DOI: | 10.22481/praxisedu.v16i41.6296 |
ISSN: | 2178-2679 |
Versão da editora: | https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i41.6296 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEC - Artigos (Papers) |
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