Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/1822/25492

TítuloO papel da investigação na prática pedagógica dos mestrados em ensino
Autor(es)Vieira, Flávia
Silva, José Luís
Vilaça, Teresa
Parente, Maria Cristina Cristo
Vieira, Fátima
Almeida, M. J.
Pereira, Iris Susana Pires
Solé, Maria Glória Parra Santos
Varela, Paulo Idalino Balça
Gomes, Alexandra
Silva, António Carvalho da
Palavras-chaveInvestigação pedagógica
Prática pedagógica
DataSet-2013
EditoraUniversidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd)
Resumo(s)Os mestrados em ensino da Universidade do Minho preveem a formação do professor/ educador como prático reflexivo e intelectual crítico, conferindo um lugar de relevo à investigação pedagógica no estágio através da construção e avaliação de um “projeto de intervenção pedagógica supervisionada” que deve enquadrar-se numa visão democrática da educação. O projeto dá origem a um relatório final, defendido em provas públicas. Com o objetivo de compreender o papel da investigação no estágio, foi analisado um corpus de 28 relatórios de 5 mestrados de diversos níveis de ensino, com base numa grelha incidente na visão de educação subjacente aos projetos, no tipo e função do conhecimento mobilizado, na articulação investigação-ensino e no valor educativo das intervenções. Os projetos evidenciam a importância da investigação no desenvolvimento de práticas educativas focadas na qualidade dos processos de ensino e de aprendizagem, embora a coexistência de diferentes modalidades de articulação investigação-ensino sinalize conceções diferenciadas de formação e da função da investigação na regulação das práticas e na (re)construção de competências profissionais. A partir das potencialidades e limitações observadas, traçam-se linhas de ação futura para a construção de uma cultura investigativa na formação inicial de professores/ educadores.
TipoconferencePaper
URIhttp://hdl.handle.net/1822/25492
Arbitragem científicano
AcessoopenAccess
Aparece nas coleções:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Flavia_Vieira_et_al_2013_Papel _da_Investigacao_na_Pratica_Pedagogica_dos_Mestrado_em_Ensino.pdfDocumento principal2,32 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu Currículo DeGóis