Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/1822/17050

TitleEnsino experimental das ciências no 1º ciclo: a tranversalidade de construção de saberes e competências
Author(s)Varela, Paulo Idalino Balça
Sá, Joaquim
KeywordsEnsino experimental das ciências
Construção reflexiva de saberes e competências
Issue date2007
Abstract(s)Neste estudo estão subjacentes múltiplas hipóteses de uma estreita relação entre uma perspectiva de ensino experimental reflexivo das ciências e a promoção de aprendizagens e desenvolvimento em domínios de natureza transversal. Nesta comunicação dá-se especial relevância às seguintes hipóteses: um processo de ensino experimental reflexivo das ciências promove nos alunos incrementos ao nível do desenvolvimento: a) de capacidades cognitivas; b) da linguagem; e c) de competências de resolução de problemas de conteúdo não científico. Apresenta-se a metodologia de investigação e os resultados que conferem elevada credibilidade às hipóteses enunciadas.
TypeConference paper
URIhttps://hdl.handle.net/1822/17050
Peer-Reviewedyes
AccessRestricted access (UMinho)
Appears in Collections:DCILM - Livros de Actas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EERC_Reflexivo.pdf
  Restricted access
214,42 kBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID