Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/31234
Título: | Modelo de formação de educadores/professores na área de didática de estudo do meio: análise de uma experiência de formação centrada no ensino da história a crianças |
Autor(es): | Solé, Glória Varela, Paulo Idalino Balça |
Palavras-chave: | Formação de educadores e professores Didática de Estudo do Meio Ensino de História a crianças Experiências de aprendizagem |
Data: | 2013 |
Resumo(s): | Esta comunicação integra-se no projeto GT-IP/IE, dinamizado por um grupo de trabalho da Universidade do Minho, que procura analisar, discutir e refletir sobre o modelo de formação de educadores e professores veiculado nesta instituição. Refletimos sobre o impacto das experiências realizadas pelos alunos da Licenciatura em Educação Básica (Universidade do Minho) no âmbito da Iniciação à Didática de Estudo do Meio, na sua formação profissional como futuros educadores/professores, e como estes incorporam e articulam o saber teórico e o saber prático. Reflete-se sobre o modelo isomórfico de formação que temos vindo a adotar e apresenta-se, a título ilustrativo, uma experiência formativa desenvolvida no âmbito desta UC, mais especificamente na área de Estudo do Meio Social, ao nível do ensino de História, em contexto de Jardim de infância, implementada por um grupo de alunas formandas. Conclui-se da análise desta experiência que as alunas realizaram uma boa incorporação didática da perspetiva de ensinoaprendizagem da História preconizado para as crianças, pela intencionalidade veiculada ao nível da planificação e sua operacionalização, concomitante com uma prática reflexiva ao nível da investigação-ação. Finalizamos com uma reflexão sobre as implicações deste modelo de formação, que temos vindo a adotar, nesta área específica da Didática de Estudo do Meio, e que contribui para o perfil do professor-investigador |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/31234 |
ISBN: | 978-989-8525-22-2 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Artigo XII GP.pdf | artigo- atas de congresso | 2,27 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |