Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/6449
Título: | Os padrões repetitivos como actividade de investigação matemática, na sala de 4 anos do pré-escolar |
Autor(es): | Araújo, Elsa da Conceição Coutinho da Silva de Mesquita |
Orientador(es): | Palhares, Pedro Rodriguez, Joaquin Gimenez |
Data: | 22-Dez-2006 |
Resumo(s): | A incidência deste estudo está focada na introdução de actividades de
investigação matemática num contexto de padrões repetitivos junto de crianças com
quatro anos.
Começa-se por caracterizar o que são actividades de investigação no Pré–
Escolar, e quais os exemplos justificativos no desenvolvimento do trabalho com padrões. Segue-se a especificação de como se desenvolve o processo de actividade de
investigação, focando a atenção na curiosidade, no sentido crítico e no relacionamento das crianças durante as actividades realizadas, conteúdos e competências, envolvimento nas actividades e interacções, e qual o papel da educadora neste contexto. Finalizando, procura-se dar um contributo para ajudar outros profissionais a aumentarem os seus conhecimentos na área de padrões, e a conhecerem a forma como as crianças enfrentam e exploram as tarefas e as potencialidades desta experiência ao nível da aprendizagem
da matemática.
Não se limitando à aplicação de conhecimentos ou procedimentos pré-definidos, as actividades de investigação estimulam uma abordagem globalizante, relacionando diferentes temas, e permitindo um tipo de trabalho de carácter transversal.
No início da intervenção entendeu-se propor às crianças um conjunto de tarefas
consistentes com o seu nível de conhecimento, de compreensão ou competência. Assim numa primeira fase as crianças desenvolveram actividades “desafiadoras” a partir dos
seus interesses, de cunho progressivamente mais aberto, referentes a contextos variados
tais como: rotinas e formação de conjuntos utilizando material manipulativo, reconhecimento das propriedades e formulação de hipóteses sobre a figura geométrica “o quadrado”, numa perspectiva de envolvimento futuro com actividades de
investigação.
Numa segunda fase temporal, pretendeu-se implementar uma actividade de investigação matemática num contexto de padrões repetitivos, já que é um conceito que
é pouco explorado com crianças de 4 anos.
O estudo segue uma abordagem de investigação qualitativa baseada no estudo de
caso, configurando trajectórias hipotéticas de aprendizagem.
O investigador assumiu um papel de observador participante, dirigindo e testemunhando presencialmente as sessões de trabalho das crianças. Foi privilegiada a recolha de dados de ordem qualitativa, durante oito meses, incluindo-se nestes os dados recolhidos durante os três meses em que decorreram as investigações com padrões.
A análise dos dados recaiu sobre os processos desenvolvidos durante as
actividades investigativas, mais do que sobre os resultados ou produtos obtidos. A
finalidade foi a de perceber as questões de relevo, os processos utilizados pelas crianças, as conjecturas, generalizações e argumentações, tendo por base o processo de interacção e de comunicação, na tentativa de perceber as tomadas de decisões e as aprendizagens conseguidas.
Neste contexto, pudemos certificar-nos de que as crianças de quatro anos conseguem envolver-se em actividades de investigação matemática. The present study focuses on the introduction of mathematical investigation activities in a context of repetitive patterns among four year old children. First, we have characterized preschool investigation activities, and given justifying examples for the development of the work with patterns. Following, we have specified how to develop the investigation activity process, focusing our attention on the curiosity, critical sense, and relationship of the children during the activities, as well as on the contents, competences, involvement in the activities, interactions, and the role of the educator concerning this matter. Finally, we tried to make a contribution to help other professionals both to increase their knowledge in the area of patterns, as well as to realise the way that children face and explore the tasks and the potentialities of this experiment considering mathematics learning. Investigation activities are not limited to the application of knowledge or pre-defined procedures, also stimulating a global approach, relating different subjects, and allowing a transversal kind of work. At the beginning of the intervention, we have decided to propose to the children some tasks consistent with their level of knowledge, understanding or competence. Thus, the children have first developed challenging activities, according to their own interests, which became more and more open, referring to varied contexts, such as routines, formation of sets using manipulative material, recognition of properties and formulation of hypothesis on the geometrical figure “the square”, into a perspective of future involvement in investigation activities. Then, we attempted to implement a mathematical investigation activity in a context of repetitive patterns, since it is a concept which is usually not explored with four year olds. Our study follows a qualitative investigation approach, based on a case-study, configuring hypothetical learning trajectories. The investigator took the role of participant observer, both directing and witnessing the children’s work sessions. It was given priority to the collecting of qualitative data, for a period of eight months, including the data which have been collected during the three months in which the investigations with patterns took place. The analysis of the data focused more on the investigation process than on its results or obtained products. The main objective of this study was to understand important issues, the procedures used by the children, their conjectures, generalisations and argumentations, emphasising the interaction and communication process, in an attempt to understand their decision making and learning achievements. In this context, we could conclude that that four year old children can, actually, involve themselves into mathematical investigation activities. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de Mestrado em Estudos da Criança - Especialização em Ensino e Aprendizagem da Matemática |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/6449 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado DCILM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Anexo 1.pdf | 62,5 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir | |
Anexo 2.pdf | 59,58 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir | |
Anexo 3.pdf | 49,02 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir | |
Anexo 4.pdf | 50,17 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir | |
Bibliografia.pdf | 89,21 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir | |
capitulo 1.pdf | 188,11 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir | |
capitulo 2.pdf | 159,18 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir | |
capitulo 3.pdf | 162,8 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir | |
capitulo 4.pdf | 15,19 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir | |
capítulo 5.pdf | 175,47 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir | |
capítulo 6.pdf | 137,98 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir | |
capítulo 7.pdf | 116,49 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir | |
capítulo 8.pdf | 77,44 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir | |
Indice.pdf | 125,17 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir | |
Capa.pdf | 24,39 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir | |
Folha de rosto.pdf | 26,34 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |