Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/678

TítuloDesenvolvimento profissional de professores de matemática do 2º ciclo do ensino básico : o insucesso escolar e estratégias para o minorar
Autor(es)Silva, Rosa Maria Fernandes
Data2004
Resumo(s)O insucesso escolar é um conceito abrangente que inclui quer a qualificação escolar, quer a qualificação social. Referindo-se ao fracasso escolar, o insucesso significa que o aluno não atingiu os objectivos mínimos requeridos para concluir com êxito uma etapa da sua escolaridade. De facto, é no insucesso escolar em matemática que o presente estudo se centra. Tendo por objectivos: (i) compreender a ligação entre o desenvolvimento profissional dos professores de Matemática, o insucesso escolar dos alunos do 2º ciclo nesta disciplina e as acções e preocupações dos pais a este nível e (ii) identificar acções para minimizar o insucesso escolar em Matemática. Pretendendo dar resposta aos objectivos deste estudo, fez-se um levantamento, das concepções de 20 professores de Matemática e 98 alunos do 2º ciclo, de três escolas EB 2/3, acerca do insucesso escolar em Matemática, suas causas e sugestões para o minorar. Indagaram-se igualmente as perspectivas de sete mães, na qualidade de Encarregados de Educação desses alunos, acerca da Matemática e sobre os seus comportamentos perante a situação do(a) filho(a) relativamente à disciplina de Matemática. Para tal, foram utilizados três instrumentos de recolha de informação, um questionário dirigido aos professores e outro dirigido aos alunos e um guião de entrevista semi-estruturada dirigida aos Encarregados de Educação. Este estudo mostra que para os professores a grande causa do insucesso escolar em Matemática está relacionada com a falta de interesse e motivação por parte dos alunos, assim como pela falta de empenho e estudo. Porém, os professores referem outras causas, ainda relacionadas com o aluno, centradas nas convicções sobre a Matemática, na indisciplina e na falta de pré-requisitos. Das outras razões apontadas, umas estão relacionadas com a organização das turmas e outras referem-se à carência de recursos didácticos e aos programas. Os alunos também atribuem, em maior número, as causas do insucesso escolar a si próprios e pelas mesmas razões apontadas pelos professores. No entanto, os alunos consideram que o método de ensino, as matérias da disciplina e a falta de aulas de apoio são também aspectos relacionados com o baixo desempenho a Matemática. Em relação às acções para minorar o insucesso escolar em Matemática, os professores sugerem alterações a nível da Escola/Sistema de Ensino, a nível dos alunos e a nível dos professores. Especificamente, referem-se à organização das turmas e dos espaços (criação de clubes), à divulgação e promoção da disciplina de Matemática por outras vias (Televisão, Internet, etc.), à adequação das práticas pedagógicas aos alunos e à sua formação. Os alunos consideram importante para alcançarem melhores resultados a Matemática terem uma atitude mais responsável face ao estudo, à atenção nas aulas, ao comportamento e à colaboração com o professor. Quanto ao professor, desejam que ele explique bem, que utilize diversas actividades, designadamente mais actividades lúdicas e em grupo, e que conviva mais com os alunos. Sugerem também que as turmas sejam mais pequenas e que haja aulas de apoio e clubes de Matemática. Em termos de mudança, aos professores de Matemática cabe adoptar uma estratégia de formação e desenvolvimento profissional contínuo que contemple a procura de soluções para minorar o insucesso escolar. Verificou-se, ainda com este estudo, que a preocupação e envolvimento activo dos pais perante as dificuldades sentidas pelos seus educandos a Matemática reflecte-se positivamente no seu desempenho.
Academic failure is a quite reaching concept that includes both social and scholar qualification. Referring to scholar failure means that the student has not reached the minimal objectives that are required to conclude, with success, a step of his school journey. In fact, it’s about Maths ill success that this work is concerned and its purposes aim is to understand the link between professional development of Math teachers and the students academic failure, as well as the parents attitudes and concerns at these levels (5th and 6th forms) and last but not least, to identify ways to minimize the success failure that students present. Purposing to give an answer to this study objectives, a gathering was made of 20 Math teachers concepts about the issue and of 98 students from three different schools (EB 2,3) to find out the causes and get suggestions to lower the rate of unsuccess. An inquiry was made about the perspectives of severs mothers, as educational chargeable and their responding attitudes given the situation. There for three tools were used in order to get the required information: an inquiry addressed to the teachers, an inquiry addressed to the students and an interview banner, semi-structured, addressed to the educational chargeables. This study concludes that, according to the teacher, the most important cause for Math ill success is related to the lack of interest and motivation that students indicate, as well as the lack of engagement and study work. Teachers refer complementary causes related with preconcepts that students show towards Maths, indiscipline and lack of preconditions to achieve the required. A great number of students consider themselves guilty given the rate of success failure for the same reasons that that teachers had pointed out. However, many claimed that the methods used in class, the subjects they must learn as well as the lack of support are also responsible for such a bad performance. When confronted with the responsibility of lowering the rate of unsuccess, Math teachers suggest that here should be a change in the educational program. Both classes and classrooms should be better organized and the discipline must be somehow promoted by using today’s technology (TV, Internet). Students find it important to pay attention in class, to keep up a good behavior and to collaborate with teachers, as well as spending time at home studying. They expect teachers to teach well, with entertaining activities in group. The interaction between students and teachers is also considered should adopt a formative strategy and a continuous professional development in search of ways to lower the rate of unsuccess. This study also shores that students tend to achieve a higher performance when their parents support them and are sensitive about their needs and difficulties.
TipoDissertação de mestrado
URIhttps://hdl.handle.net/1822/678
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CIEd - Dissertações de Mestrado em Educação / MSc Dissertations in Education

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
01Resumo.pdf35,48 kBAdobe PDFVer/Abrir
02capítulo. If.pdf46,51 kBAdobe PDFVer/Abrir
03capítulo IIf.pdf156,28 kBAdobe PDFVer/Abrir
04capítulo IIIf.pdf43,92 kBAdobe PDFVer/Abrir
05capítulo IVf.pdf130,78 kBAdobe PDFVer/Abrir
06capítulo Vf.pdf50,25 kBAdobe PDFVer/Abrir
07Bibliografia.pdf30,27 kBAdobe PDFVer/Abrir
08Questionários.pdf28,37 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID