Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/55848

TítuloFormação e atualização pedagógica de docentes universitários: pensando uma comunidade de prática online para a comunidade lusófona
Autor(es)Hilário, Ana Cecília Jorge de Souza
Orientador(es)Osório, António José
Data22-Mar-2018
Resumo(s)Esta investigação teve como objetivo compreender as interações entre os docentes universitários numa Comunidade de Prática (CoP) online, com vista à sua formação e atualização pedagógica a qualquer hora e em qualquer lugar. O estudo ocorreu numa CoP online, denominada Rede e9, criada e destinada aos docentes e investigadores do ensino superior lusófono. Para analisarmos as interações emergentes, elaborámos um referencial teórico combinando os três temas discutidos: a formação e a atualização pedagógica universitária, o desenvolvimento de comunidades de prática e a evolução do paradigma da aprendizagem ubíqua. O trabalho desenvolveu-se segundo a metodologia de estudo de caso. Ao longo de 18 meses de investigação, a Rede e9 foi continuamente redirecionada aos interesses e necessidades dos participantes para dinamizar as interações online. Para além das estatísticas de análise da plataforma da Rede e9 e do perfil dos seus participantes, aplicámos dois questionários online, um no início para 7.000 docentes e outro no final do estudo para os 228 participantes. Recorremos, ainda, à análise de conteúdo para estudar os padrões de quantidade das mensagens e do processo de interação ocorrido entre os participantes, de forma a perceber o desenvolvimento da CoP online proposta. As diversas fontes de dados, técnicas de recolha e de análise utilizadas suportaram a triangulação metodológica, fornecendo sustentabilidade aos resultados obtidos. Por contemplar as dimensões de repertório partilhado, empenhamento mútuo e empreendimento conjunto, através da componente não presencial, a Rede e9 constituiu-se uma CoP online. A investigação evidenciou que a comunidade tem uma identidade definida por um domínio partilhado de interesse. A adesão implica, portanto, um compromisso com o domínio e, logo, uma competência partilhada que distingue os participantes de outras pessoas. Foi importante que a comunidade tenha definido o seu interesse no domínio que é trabalhado dentro da CoP, visto que os membros se envolvem em atividades e discussões conjuntas, se ajudam e compartilham informações. Fica evidente que eles criam relacionamentos que lhes permitem aprender uns com os outros; preocupam-se com a sua posição relativamente aos outros. Embora o número de participantes envolvidos não expresse uma quantidade significativa, considerando as diversas universidades dos países lusófonos que foram convidadas a participar no estudo, ainda assim desenvolvem um sentido de domínio partilhado, através da descoberta de que outras pessoas enfrentam problemas semelhantes, ou partilham o interesse por um mesmo assunto de forma a contribuírem para novas aprendizagens. Fica evidente a necessidade de compreender que a formação de uma rede de partilha de conhecimento traz mais-valias para os participantes e identifica necessidades de conhecimentos comuns. Esta compreensão configura uma construção de relações de confiança e consciência dos seus interesses e necessidades comuns em relação aos desafios da formação e atualização pedagógica na contemporaneidade: melhorar o desempenho profissional do docente universitário.
The purpose of this research was to understand the interactions among university teachers in an online Community of Practice (CoP) with a view to their training and pedagogical updating at any time and in any place. The study took place in an online CoP, called Rede e9, created and aimed at Portuguesespeaking higher education teachers and researchers. To analyze the emerging interactions, we developed a theoretical framework combining the three themes discussed: university training and pedagogical updating, the development of CoP and the evolution of the paradigm of ubiquitous learning. The work was developed according to the methodology of case study. Throughout 18 months of research, the e9 Network has been continually redirected to the interests and needs of participants to streamline online interactions. In addition to the e9 Network platform analysis statistics and the profile of its participants, we applied two online questionnaires, one at the beginning for 7,000 teachers and the other at the end of the study for the 228 participants. We also used content analysis to study the quantity patterns of the messages and the process of interaction between the participants in order to perceive the development of the proposed online CoP. The various sources of data, collection and analysis techniques used supported the methodological triangulation, providing sustainability to the results obtained. By considering the dimensions of shared repertoire, mutual commitment and joint venture, through the non-presence component, Network e9 was an online CoP. Research has shown that the community has an identity defined by a shared domain of interest. Membership, therefore, implies a commitment to mastery and, therefore, a shared competence that distinguishes participants from other people. It was important for the community to have defined its interest in the area that is worked within the CoP, as members engage in joint activities and discussions, help themselves and share information. It is evident that they create relationships that allow them to learn from each other; they care about their position with each other. Although the number of participants involved is not very high, considering the various universities in Portuguese-speaking countries that have been invited to participate, they nevertheless develop a sense of shared dominance through the discovery that other people face similar problems, or share an interest in the same subject in order to contribute to new learning. There is a clear need to understand that the training of a knowledge-sharing network brings added value to participants and identifies common knowledge needs. This understanding builds a relationship of trust and awareness of their common interests and needs in relation to the challenges of pedagogical training and updating in the contemporary world: to improve the professional performance of university teachers.
TipoTese de doutoramento
DescriçãoTese de Doutoramento em Ciências da Educação (Especialidade em Tecnologia Educativa)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/55848
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Teses de Doutoramento
CIEd - Teses de Doutoramento em Educação / PhD Theses in Education

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Ana Cecilia Jorge de Souza Hilario.pdf7,5 MBAdobe PDFVer/Abrir
ANEXO CD ROM_ANA CECILIA.pdf10,35 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID