Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/52623
Título: | O sentido de divisão: uma experiência com alunos do 6.º ano de escolaridade |
Autor(es): | Pereira, Cristiana Barbosa Gomes, Alexandra |
Palavras-chave: | Sentido de divisão Divisão como partilha Divisão como medida 6.º ano de escolaridade |
Data: | 22-Dez-2015 |
Editora: | Associação para a Educação Matemática Elementar (AEME) |
Revista: | Jornal das Primeiras Matemáticas |
Resumo(s): | O presente artigo resulta da conceção, desenvolvimento e avaliação de um projeto de intervenção pedagógica supervisionada e centra-se em duas intervenções numa turma de 6.º ano de escolaridade. Com efeito, objetivou-se desenvolver o sentido de divisão nos alunos da mesma e, tendo por base uma metodologia de investigação de caráter qualitativo, procurou-se responder à questão de investigação: Onde se situam as dificuldades sentidas pelos alunos na resolução de problemas que envolvem a divisão em contextos de partilha e de medida?. Os resultados obtidos indiciaram que os alunos sentem efetivamente dificuldades na resolução de problemas que envolvem a divisão em contextos de partilha e de medida, sobretudo na realização de divisões por métodos formais e na verificação dos dados e resultados. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/52623 |
Versão da editora: | http://jpm.ludus-opuscula.org/Home/ArticleDetails/1147 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEC - Artigos (Papers) |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Pereira_Divisao_75_89(5_2015)_low.pdf | 393,95 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |