Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/52623

TitleO sentido de divisão: uma experiência com alunos do 6.º ano de escolaridade
Author(s)Pereira, Cristiana Barbosa
Gomes, Alexandra
KeywordsSentido de divisão
Divisão como partilha
Divisão como medida
6.º ano de escolaridade
Issue date22-Dec-2015
PublisherAssociação para a Educação Matemática Elementar (AEME)
JournalJornal das Primeiras Matemáticas
Abstract(s)O presente artigo resulta da conceção, desenvolvimento e avaliação de um projeto de intervenção pedagógica supervisionada e centra-se em duas intervenções numa turma de 6.º ano de escolaridade. Com efeito, objetivou-se desenvolver o sentido de divisão nos alunos da mesma e, tendo por base uma metodologia de investigação de caráter qualitativo, procurou-se responder à questão de investigação: Onde se situam as dificuldades sentidas pelos alunos na resolução de problemas que envolvem a divisão em contextos de partilha e de medida?. Os resultados obtidos indiciaram que os alunos sentem efetivamente dificuldades na resolução de problemas que envolvem a divisão em contextos de partilha e de medida, sobretudo na realização de divisões por métodos formais e na verificação dos dados e resultados.
TypeArticle
URIhttp://hdl.handle.net/1822/52623
Publisher versionhttp://jpm.ludus-opuscula.org/Home/ArticleDetails/1147
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CIEC - Artigos (Papers)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Pereira_Divisao_75_89(5_2015)_low.pdf393,95 kBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID