Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/52623

TítuloO sentido de divisão: uma experiência com alunos do 6.º ano de escolaridade
Autor(es)Pereira, Cristiana Barbosa
Gomes, Alexandra
Palavras-chaveSentido de divisão
Divisão como partilha
Divisão como medida
6.º ano de escolaridade
Data22-Dez-2015
EditoraAssociação para a Educação Matemática Elementar (AEME)
RevistaJornal das Primeiras Matemáticas
Resumo(s)O presente artigo resulta da conceção, desenvolvimento e avaliação de um projeto de intervenção pedagógica supervisionada e centra-se em duas intervenções numa turma de 6.º ano de escolaridade. Com efeito, objetivou-se desenvolver o sentido de divisão nos alunos da mesma e, tendo por base uma metodologia de investigação de caráter qualitativo, procurou-se responder à questão de investigação: Onde se situam as dificuldades sentidas pelos alunos na resolução de problemas que envolvem a divisão em contextos de partilha e de medida?. Os resultados obtidos indiciaram que os alunos sentem efetivamente dificuldades na resolução de problemas que envolvem a divisão em contextos de partilha e de medida, sobretudo na realização de divisões por métodos formais e na verificação dos dados e resultados.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/52623
Versão da editorahttp://jpm.ludus-opuscula.org/Home/ArticleDetails/1147
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEC - Artigos (Papers)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Pereira_Divisao_75_89(5_2015)_low.pdf393,95 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID