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TítuloVersão portuguesa do questionário EUROPEP: contributos para a validação psicométrica
Outro(s) título(s)Portuguese version of the EUROPEP questionnaire: contributions to the psychometric validation
Autor(es)Roque, Hugo
Veloso, Ana
Ferreira, Pedro L.
Palavras-chaveInquéritos e Questionários
Traduções
Psicometria
Autocuidado
Qualidade da Assistência à Saúde
Satisfação do Paciente
Reprodutibilidade dos Testes
Estudos de Validação
Surveys and Questionnaires
Translations
Psychometrics
Self Care
Quality of Health Care
Patient Satisfaction
Reproducibility of Results
Validation Studies
Data2016
EditoraUniversidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública
RevistaRevista de Saúde Pública
CitaçãoHugo Roque; Veloso, Ana; Pedro L. Ferreira. A versão portuguesa do questionário EUROPEP, para avaliação da satisfação dos utentes dos Cuidados de Saúde Primários: contributos para a validação psicométrica, Revista de Saúde Pública, 50, 0, 1-7, 2016.
Resumo(s)OBJETIVO Avaliar a validade de construto e fiabilidade da versão portuguesa do questionário European Task Force on Patient Evaluation of General Practice Care. MÉTODOS Foi aplicada a versão portuguesa do European Task Force on Patient Evaluation of General Practice Care a 392 utentes de 20 Unidades de Saúde Familiar do norte de Portugal. A validade do construto foi avaliada por análise fatorial exploratória, método Factoração de Eixo Principal, por meio da rotação ortogonal (procedimento varimax), pelo critério de normalização de Kaiser (valor próprio ≥ 1). A fatoriabilidade da matriz dos dados foi verificada por meio do Kaiser-Meyer-Olkin e do teste de esfericidade de Bartlett. A fiabilidade foi estimada pelo indicador de consistência interna alfa de Cronbach. Para analisar as correlações entre a satisfação e a lealdade, utilizou-se as correlações de Pearson. O efeito preditor da satisfação na lealdade foi analisado por meio de regressão linear simples. RESULTADOS A satisfação apresentou cinco dimensões robustas e bem individualizadas – cuidados médicos, cuidados de enfermagem, serviços de secretariado clínico, acessibilidade e organização dos serviços – com valores de alfa entre 0,86 e 0,97, bons níveis de consistência interna. A lealdade apresentou valor de alfa de 0,72, considerada consistência interna razoável. A satisfação foi preditora da lealdade. CONCLUSÕES O questionário European Task Force on Patient Evaluation of General Practice Care português é um instrumento robusto e fiável para medir a satisfação e lealdade dos utentes das Unidades de Saúde Familiar
OBJECTIVE To assess the construct validity and reliability of the Portuguese version of the European Task Force on Patient Evaluation of General Practice Care questionnaire. METHODS We applied the Portuguese version of the European Task Force on Patient Evaluation of General Practice Care to 392 users of 20 Family Health Units from the North of Portugal. The validity of the construct was evaluated by exploratory factor analysis, with the Principal Axis Factoring method, by orthogonal rotation (varimax procedure), by the Kaiser normalization criteria (eigenvalue ≥ 1). The factorability of the data matrix was verified by the Kaiser-Meyer-Olkin and Bartlett’s sphericity test. We estimated the reliability by the indicator of internal consistency Cronbach’s alpha. To analyze the correlations between satisfaction and loyalty, we used the Pearson correlations. The predictor effect of satisfaction on loyalty was analyzed by simple linear regression. RESULTS Satisfaction presented five robust and well individualized dimensions – medical care, nursing care, clinical secretariat services, accessibility, and organization of services – with alpha values between 0.86 and 0.97, good levels of internal consistency. The loyalty showed alpha value of 0.72, considered a reasonable internal consistency. The satisfaction was predictive of loyalty. CONCLUSIONS The Portuguese European Task Force on Patient Evaluation of General Practice Care questionnaire is a robust and reliable instrument to measure the satisfaction and loyalty of users of the Family Health Units
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/52301
DOI10.1590/S1518-8787.2016050006259
ISSN1518-8787
Outros identificadores0034-8910
Versão da editorahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0034-89102016000100243&lng=en&nrm=iso&tlng=pt
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
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