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dc.contributor.authorRoque, Hugopor
dc.contributor.authorVeloso, Anapor
dc.contributor.authorFerreira, Pedro L.por
dc.date.accessioned2018-03-14T11:06:30Z-
dc.date.available2018-03-14T11:06:30Z-
dc.date.issued2016-
dc.date.submitted2015-03-
dc.identifier0034-8910en_US
dc.identifier.citationHugo Roque; Veloso, Ana; Pedro L. Ferreira. A versão portuguesa do questionário EUROPEP, para avaliação da satisfação dos utentes dos Cuidados de Saúde Primários: contributos para a validação psicométrica, Revista de Saúde Pública, 50, 0, 1-7, 2016.por
dc.identifier.issn1518-8787por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/52301-
dc.description.abstractOBJETIVO Avaliar a validade de construto e fiabilidade da versão portuguesa do questionário European Task Force on Patient Evaluation of General Practice Care. MÉTODOS Foi aplicada a versão portuguesa do European Task Force on Patient Evaluation of General Practice Care a 392 utentes de 20 Unidades de Saúde Familiar do norte de Portugal. A validade do construto foi avaliada por análise fatorial exploratória, método Factoração de Eixo Principal, por meio da rotação ortogonal (procedimento varimax), pelo critério de normalização de Kaiser (valor próprio ≥ 1). A fatoriabilidade da matriz dos dados foi verificada por meio do Kaiser-Meyer-Olkin e do teste de esfericidade de Bartlett. A fiabilidade foi estimada pelo indicador de consistência interna alfa de Cronbach. Para analisar as correlações entre a satisfação e a lealdade, utilizou-se as correlações de Pearson. O efeito preditor da satisfação na lealdade foi analisado por meio de regressão linear simples. RESULTADOS A satisfação apresentou cinco dimensões robustas e bem individualizadas – cuidados médicos, cuidados de enfermagem, serviços de secretariado clínico, acessibilidade e organização dos serviços – com valores de alfa entre 0,86 e 0,97, bons níveis de consistência interna. A lealdade apresentou valor de alfa de 0,72, considerada consistência interna razoável. A satisfação foi preditora da lealdade. CONCLUSÕES O questionário European Task Force on Patient Evaluation of General Practice Care português é um instrumento robusto e fiável para medir a satisfação e lealdade dos utentes das Unidades de Saúde Familiarpor
dc.description.abstractOBJECTIVE To assess the construct validity and reliability of the Portuguese version of the European Task Force on Patient Evaluation of General Practice Care questionnaire. METHODS We applied the Portuguese version of the European Task Force on Patient Evaluation of General Practice Care to 392 users of 20 Family Health Units from the North of Portugal. The validity of the construct was evaluated by exploratory factor analysis, with the Principal Axis Factoring method, by orthogonal rotation (varimax procedure), by the Kaiser normalization criteria (eigenvalue ≥ 1). The factorability of the data matrix was verified by the Kaiser-Meyer-Olkin and Bartlett’s sphericity test. We estimated the reliability by the indicator of internal consistency Cronbach’s alpha. To analyze the correlations between satisfaction and loyalty, we used the Pearson correlations. The predictor effect of satisfaction on loyalty was analyzed by simple linear regression. RESULTS Satisfaction presented five robust and well individualized dimensions – medical care, nursing care, clinical secretariat services, accessibility, and organization of services – with alpha values between 0.86 and 0.97, good levels of internal consistency. The loyalty showed alpha value of 0.72, considered a reasonable internal consistency. The satisfaction was predictive of loyalty. CONCLUSIONS The Portuguese European Task Force on Patient Evaluation of General Practice Care questionnaire is a robust and reliable instrument to measure the satisfaction and loyalty of users of the Family Health Unitspor
dc.description.sponsorshipInstituto da Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Públicapor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectInquéritos e Questionáriospor
dc.subjectTraduçõespor
dc.subjectPsicometriapor
dc.subjectAutocuidadopor
dc.subjectQualidade da Assistência à Saúdepor
dc.subjectSatisfação do Pacientepor
dc.subjectReprodutibilidade dos Testespor
dc.subjectEstudos de Validaçãopor
dc.subjectSurveys and Questionnairespor
dc.subjectTranslationspor
dc.subjectPsychometricspor
dc.subjectSelf Carepor
dc.subjectQuality of Health Carepor
dc.subjectPatient Satisfactionpor
dc.subjectReproducibility of Resultspor
dc.subjectValidation Studiespor
dc.titleVersão portuguesa do questionário EUROPEP: contributos para a validação psicométricapor
dc.title.alternativePortuguese version of the EUROPEP questionnaire: contributions to the psychometric validationpor
dc.typearticle-
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0034-89102016000100243&lng=en&nrm=iso&tlng=ptpor
oaire.citationIssue61por
oaire.citationVolume50por
dc.date.updated2018-02-28T14:16:24Z-
dc.identifier.doi10.1590/S1518-8787.2016050006259por
dc.identifier.pmid27706374por
dc.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapor
dc.description.publicationversioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpor
dc.subject.wosScience & Technologypor
sdum.journalRevista de Saúde Públicapor
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