Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/3326

TítuloInsucesso escolar: insucesso do aluno ou insucesso do sistema escolar?
Autor(es)Roazzi, António
Almeida, Leandro S.
Palavras-chaveInsucesso escolar
Aprendizagem
Data1988
EditoraUniversidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd)
Citação“Revista Portuguesa de Educação”. ISSN 0871-9187. 1:2 (1988) 53-60.
Resumo(s)Os autores salientam no artigo a necessidade de uma análise sócio-política do problema do insucesso escolar, destacando o reducionismo e as contradições que comportam as posições que o assumem como reflexo dos défices cognitivos e motivacionais das crianças ou o atribuem ao meio sócio-familiar pouco estimulante de tais alunos. Os autores questionam a maior incidência do insucesso escolar nas camadas sociais mais baixas, a discrepância entre a cultura da escola e cultura da criança, o actual carácter universal e obrigatório da escola nas sociedades evoluídas, os efeitos individuais e sociais da repetência escolar, os critérios de sucesso, assim como a importâncias e a necessidade de uma mudança de perspectiva na análise do insucesso escolar por parte das instituições e dos profissionais.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/3326
ISSN0871-9187
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Revista Portuguesa de Educação / Portuguese Journal of Education
CIPsi - Artigos (Papers)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Prof. Leandro RPE 1(2) 1988.pdfArtigo integral530,59 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID