Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/68031

TítuloArticulação curricular e inovação educativa: caminhos para a flexibilidade e a autonomia
Outro(s) título(s)Curricular articulation and educational innovation: paths to flexibility and autonomy
Autor(es)Morgado, José Carlos
Silva, Carlos Manuel Ribeiro da
Palavras-chaveArticulação Curricular
Inovação Educativa
Flexibilidade e autonomia curricular
Liderança
Contextualização curricular
DataMai-2019
EditoraDe Facto Editores
CitaçãoMorgado, J. C., & Silva, C. (2019). Articulação curricular e inovação educativa: caminhos para a flexibilidade e a autonomia. In J. C. Morgado, I. C. Viana, & J. A. Pacheco (Orgs). Currículo, Inovação e Flexibilização (pp. 129-148). Santo Tirso: De Facto Editores.
Resumo(s)A articulação curricular e a inovação educativa são hoje temáticas centrais nos atuais discursos sobre a educação, sendo reconhecidas como pressupostos fundamentais para a flexibilidade e a autonomia curricular e, consequentemente, para a mudança e melhoria dos processos de ensino e de aprendizagem que se desenvolvem nas escolas. Centrando-nos nos conceitos referidos, procuraremos neste texto deslindar os significados que lhes estão associados, averiguar como se operacionalizam ao nível das estruturas intermédias e compreender de que formas podem contribuir para que os estudantes consigam integrar os conhecimentos e conferir sentido e utilidade ao que aprendem na escola.
Curricular articulation and educational innovation are today central themes in the current discourses on education, being recognized as fundamental assumptions for curricular flexibility and autonomy and, consequently, for the change and improvement of teaching and learning processes that develop in schools. schools. Focusing on the aforementioned concepts, we will seek in this text to unravel the meanings associated with them, to find out how they become operational at the level of intermediate structures and to understand how they can contribute so that students are able to integrate knowledge and give meaning and utility to what they learn in school.
TipoCapítulo de livro
URIhttps://hdl.handle.net/1822/68031
ISBN978-989-8557—94-0
Versão da editorahttps://defactoeditores.pt/books/produto/curriculo-inovacao-e-flexibilizacao/
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:CIEC - Livros e Capítulos de Livros

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Livro_CIF_Currículo, Inovação e Flexibilização_cap_JCM_&_CS_129-148_&capa.pdfCapítulo - Articulação curricular e inovação educativa: caminhos para a flexibilidade e a autonomia1,79 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID