Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/62584

TítuloA monitorização no quadro dos modelos multinível. Contributos para a identificação e intervenção atempada de alunos em risco
Autor(es)Costa, Lurdes
Melo, Ana Sofia
Ribeiro, Iolanda
Viana, Fernanda Leopoldina
Editor(es)Viana, Isabel Carvalho
Palhares, Lucinda
Macedo, Fernanda
Palavras-chaveRastreio
Monitorização
Modelos multinível
Intervenção na leitura
Data2019
EditoraUniversidade do Minho. Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC)
CitaçãoCosta, L., Melo, A. S., Ribeiro, I., & Viana, F, L. (2019). A monitorização no quadro dos modelos multinível. Contributos para a identificação e intervenção atempada de alunos em risco. In I. Viana, L. Palhares, & F. Macedo (Orgs,), Práticas de flexibilidade curricular em diálogo (pp. 47-54). Braga: Universidade do Minho: Centro de Investigação em Estudos da Criança.
Resumo(s)A sinalização atempada de alunos «em risco» e a organização de uma resposta que responda às suas necessidades é uma das exigências que o decreto-lei n.º 54 de 6 de julho de 2018 introduziu. A sinalização no quadro dos modelos multinível faz-se com recurso à aplicação de provas de rastreio e à monitorização das aprendizagens. Esta última visa: identificar falsos positivos (alunos que são sinalizados como estando «em risco», mas que não apresentam essa condição); monitorizar as aprendizagens; avaliar a adequação das medidas adotadas. No início do 1.º ano a identificação de alunos «em risco» é complexa uma vez que o rastreio contempla competências facilitadoras da aprendizagem da leitura. Estes dados permitem caracterizar os padrões de desenvolvimento, relevantes na adequação do processo de ensino, mas não para a sinalização de alunos «em risco». A monitorização sistemática constitui uma abordagem alternativa. A experiência que se relata, descreve os procedimentos usados na monitorização sistemática dos alunos do 1.º ano, os seus contributos para a sinalização dos alunos «em risco» e a elaboração de resposta ajustadas às suas necessidades. A monitorização conduziu à identificação de 21,5% de alunos «em risco», aos quais foi proporcionado apoio. No final do ano letivo mantinham-se «em risco» 4%.
TipoCapítulo de livro
URIhttps://hdl.handle.net/1822/62584
ISBN978-972-8952-60-0
Versão da editorahttps://www.cffh.pt/?pagina=ver_noticia&noticia=praticas-de-flexibilidade-em-dialogo
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEC - Livros e Capítulos de Livros

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
2019 cap monitorização m multinível.pdf949 kBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID