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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCosta, Lurdespor
dc.contributor.authorMelo, Ana Sofiapor
dc.contributor.authorRibeiro, Iolandapor
dc.contributor.authorViana, Fernanda Leopoldinapor
dc.contributor.editorViana, Isabel Carvalhopor
dc.contributor.editorPalhares, Lucindapor
dc.contributor.editorMacedo, Fernandapor
dc.date.accessioned2019-12-06T14:57:13Z-
dc.date.available2019-12-06T14:57:13Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationCosta, L., Melo, A. S., Ribeiro, I., & Viana, F, L. (2019). A monitorização no quadro dos modelos multinível. Contributos para a identificação e intervenção atempada de alunos em risco. In I. Viana, L. Palhares, & F. Macedo (Orgs,), Práticas de flexibilidade curricular em diálogo (pp. 47-54). Braga: Universidade do Minho: Centro de Investigação em Estudos da Criança.por
dc.identifier.isbn978-972-8952-60-0por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/62584-
dc.description.abstractA sinalização atempada de alunos «em risco» e a organização de uma resposta que responda às suas necessidades é uma das exigências que o decreto-lei n.º 54 de 6 de julho de 2018 introduziu. A sinalização no quadro dos modelos multinível faz-se com recurso à aplicação de provas de rastreio e à monitorização das aprendizagens. Esta última visa: identificar falsos positivos (alunos que são sinalizados como estando «em risco», mas que não apresentam essa condição); monitorizar as aprendizagens; avaliar a adequação das medidas adotadas. No início do 1.º ano a identificação de alunos «em risco» é complexa uma vez que o rastreio contempla competências facilitadoras da aprendizagem da leitura. Estes dados permitem caracterizar os padrões de desenvolvimento, relevantes na adequação do processo de ensino, mas não para a sinalização de alunos «em risco». A monitorização sistemática constitui uma abordagem alternativa. A experiência que se relata, descreve os procedimentos usados na monitorização sistemática dos alunos do 1.º ano, os seus contributos para a sinalização dos alunos «em risco» e a elaboração de resposta ajustadas às suas necessidades. A monitorização conduziu à identificação de 21,5% de alunos «em risco», aos quais foi proporcionado apoio. No final do ano letivo mantinham-se «em risco» 4%.por
dc.description.sponsorshipCâmara Municipal de Guimarãespor
dc.description.sponsorshipFundos nacionais através da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) no âmbito do projeto do CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança) da Universidade do Minho, com a referência UID/CED/00317/2019por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade do Minho. Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC)por
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/por
dc.subjectRastreiopor
dc.subjectMonitorizaçãopor
dc.subjectModelos multinívelpor
dc.subjectIntervenção na leiturapor
dc.titleA monitorização no quadro dos modelos multinível. Contributos para a identificação e intervenção atempada de alunos em riscopor
dc.typebookPartpor
dc.relation.publisherversionhttps://www.cffh.pt/?pagina=ver_noticia&noticia=praticas-de-flexibilidade-em-dialogopor
oaire.citationStartPage47por
oaire.citationEndPage54por
dc.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapor
sdum.bookTitlePráticas de flexibilidade curricular em diálogopor
oaire.citationEdition1por
oaire.versionVoRpor
Aparece nas coleções:CIEC - Livros e Capítulos de Livros

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