Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/50025
Título: | “Ler” antes de ler. Como facilitar a aprendizagem da leitura e da escrita? |
Autor(es): | Viana, Fernanda Leopoldina Cruz, Joana Cadime, Irene Maria Dias |
Palavras-chave: | Competências facilitadoras da aprendizagem da leitura Literacia emergente Conceitos sobre o impresso |
Data: | 2017 |
Editora: | Penso Editora |
Citação: | Viana, F. L., Cruz, J., & Cadime, I. (2017). «Ler antes de ler». Como facilitar a aprendizagem da leitura e da escrita. In F. L. Viana, I. Ribeiro & S. Barrera (Orgs.), DECOLE-Desenvolvendo competências de letramento emergente (pp. 17-37). Porto Alegre: Penso. |
Resumo(s): | O conceito de pré-requisitos para a aprendizagem da leitura deu lugar ao conceito de competências facilitadoras da aprendizagem da leitura e da escrita. Esta mudança conceitual é importante. A leitura e a escrita são aprendizagens de natureza cultural. Ao contrário da linguagem oral, que é adquirida naturalmente, bastando estar-se exposto a ela, a linguagem escrita tem de ser ensinada (e aprendida). Assim sendo, a exibição, por parte das crianças, de comportamentos que revelam diferentes graus de apropriação da linguagem escrita está dependente das interações e experiências que o meio lhes tiver proporcionado. Há um conjunto de competências que facilitam o caminho para a aprendizagem da leitura e da escrita, mas essas aprendizagens, por sua vez, também abrem caminho, pelas exigências que encerram, ao desenvolvimento de um conjunto de competências. |
Tipo: | Capítulo de livro |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/50025 |
ISBN: | 978-85-8429-108-3 |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | CIEC - Livros e Capítulos de Livros |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
VIANA_Cap_2 (1).pdf Acesso restrito! | 1,01 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |