Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/50025

Título“Ler” antes de ler. Como facilitar a aprendizagem da leitura e da escrita?
Autor(es)Viana, Fernanda Leopoldina
Cruz, Joana
Cadime, Irene Maria Dias
Palavras-chaveCompetências facilitadoras da aprendizagem da leitura
Literacia emergente
Conceitos sobre o impresso
Data2017
EditoraPenso Editora
CitaçãoViana, F. L., Cruz, J., & Cadime, I. (2017). «Ler antes de ler». Como facilitar a aprendizagem da leitura e da escrita. In F. L. Viana, I. Ribeiro & S. Barrera (Orgs.), DECOLE-Desenvolvendo competências de letramento emergente (pp. 17-37). Porto Alegre: Penso.
Resumo(s)O conceito de pré-requisitos para a aprendizagem da leitura deu lugar ao conceito de competências facilitadoras da aprendizagem da leitura e da escrita. Esta mudança conceitual é importante. A leitura e a escrita são aprendizagens de natureza cultural. Ao contrário da linguagem oral, que é adquirida naturalmente, bastando estar-se exposto a ela, a linguagem escrita tem de ser ensinada (e aprendida). Assim sendo, a exibição, por parte das crianças, de comportamentos que revelam diferentes graus de apropriação da linguagem escrita está dependente das interações e experiências que o meio lhes tiver proporcionado. Há um conjunto de competências que facilitam o caminho para a aprendizagem da leitura e da escrita, mas essas aprendizagens, por sua vez, também abrem caminho, pelas exigências que encerram, ao desenvolvimento de um conjunto de competências.
TipoCapítulo de livro
URIhttps://hdl.handle.net/1822/50025
ISBN978-85-8429-108-3
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:CIEC - Livros e Capítulos de Livros

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
VIANA_Cap_2 (1).pdf
Acesso restrito!
1,01 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID