Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/50025

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorViana, Fernanda Leopoldinapor
dc.contributor.authorCruz, Joanapor
dc.contributor.authorCadime, Irene Maria Diaspor
dc.date.accessioned2018-02-02T12:58:12Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationViana, F. L., Cruz, J., & Cadime, I. (2017). «Ler antes de ler». Como facilitar a aprendizagem da leitura e da escrita. In F. L. Viana, I. Ribeiro & S. Barrera (Orgs.), DECOLE-Desenvolvendo competências de letramento emergente (pp. 17-37). Porto Alegre: Penso.por
dc.identifier.isbn978-85-8429-108-3por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/50025-
dc.description.abstractO conceito de pré-requisitos para a aprendizagem da leitura deu lugar ao conceito de competências facilitadoras da aprendizagem da leitura e da escrita. Esta mudança conceitual é importante. A leitura e a escrita são aprendizagens de natureza cultural. Ao contrário da linguagem oral, que é adquirida naturalmente, bastando estar-se exposto a ela, a linguagem escrita tem de ser ensinada (e aprendida). Assim sendo, a exibição, por parte das crianças, de comportamentos que revelam diferentes graus de apropriação da linguagem escrita está dependente das interações e experiências que o meio lhes tiver proporcionado. Há um conjunto de competências que facilitam o caminho para a aprendizagem da leitura e da escrita, mas essas aprendizagens, por sua vez, também abrem caminho, pelas exigências que encerram, ao desenvolvimento de um conjunto de competências.por
dc.description.sponsorshipCIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, IE, UMinho (UI 317 da FCT), Portugal. Fundos Nacionais através da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) e cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI) com a referência POCI-01-0145-FEDER-007562por
dc.language.isoporpor
dc.publisherPenso Editorapor
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147313/PTpor
dc.rightsrestrictedAccesspor
dc.subjectCompetências facilitadoras da aprendizagem da leiturapor
dc.subjectLiteracia emergentepor
dc.subjectConceitos sobre o impressopor
dc.title“Ler” antes de ler. Como facilitar a aprendizagem da leitura e da escrita?por
dc.typebookPartpor
oaire.citationStartPage17por
oaire.citationEndPage37por
oaire.citationIssue1.ªpor
rcaap.embargofctNão autorização da editora. Caso o livro esgote a editora decida não o reeditar, será disponibilizado integralmente online.por
dc.date.embargo10000-01-01-
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
dc.description.publicationversioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpor
sdum.bookTitleDECOLE. Desenvolvendo competências de letramento emergentepor
Aparece nas coleções:CIEC - Livros e Capítulos de Livros

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
VIANA_Cap_2 (1).pdf
Acesso restrito!
1,01 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID