Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/42402

TítuloA saúde nos livros didáticos brasileiros de biologia: que ensino propomos?
Autor(es)Martins, Liziane
El-Hani, Charbel Niño
Carvalho, Graça Simões de
Editor(es)Boff, Eva Teresinha de Oliveira
Pansera-de-Araújo, Maria Cristina
Carvalho, Graça Simões de
Palavras-chaveEducação para a saúde
Abordagem biomédica
Abordagem socioecológica
Data2016
EditoraEditora Unijuí
Resumo(s)Discussões sobre a saúde foram incorporadas, formalmente, no currículo escolar brasileiro desde 1971. Diante desta tradição, é importante investigar como os livros didáticos brasileiros tratam desse tema, dado que têm servido como norteadores das práticas pedagógicas de muitos professores e a saúde é um dos conteúdos que mais têm consequências para as vidas dos estudantes, contribuindo para o desenvolvimento de uma atitude crítica quanto aos direitos relativos à saúde e à relação entre fatores sociopolíticos e qualidade de vida, entre outros aspectos. Neste estudo, utilizamos uma tipologia de abordagens de saúde construída por nós, que distingue entre a abordagem Biomédica e a Socioecológica, para analisar as oito coleções de livros didáticos de Biologia do Ensino Médio que foram aprovados pelo PNLD/MEC 2010, para serem distribuídos nas escolas brasileiras no período de 2012 a 2014. Para essa análise, construímos um instrumento que contempla diferentes variáveis características das duas abordagens de saúde. Utilizamos no presente estudo uma técnica de análise de conteúdo, a análise categorial, classificando em categorias unidades de registro identificadas nos textos principal e complementar, e nas atividades encontradas nos livros. Foram encontradas 3.431 unidades de registro e, com base na avaliação de cada uma delas, podemos afirmar que todos os livros didáticos de Biologia analisados se pautam por uma abordagem biomédica da saúde. Nossos achados são compatíveis com outros estudos que apontam a prevalência dessa abordagem em livros didáticos brasileiros e internacionais.
TipoCapítulo de livro
URIhttps://hdl.handle.net/1822/42402
ISBN978-85-419-0190-1
Versão da editorahttps://www.unijui.edu.br/Portal/Modulos/editora/?uBJ07wW1UARC__PLS__zgHQM4MiakQox3Ny__SLA__5YxZnU__PLS__bNnUTqm2Zx8jce7Tal1A5I__SLA__A33rViF0l4f__SLA__RD0MSovvhAiX1g__IGL__=
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEC - Livros e Capítulos de Livros

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
SaudeLivrosDidaticos_133-180.pdf19,02 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID