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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMartins, Lizianepor
dc.contributor.authorEl-Hani, Charbel Niñopor
dc.contributor.authorCarvalho, Graça Simões depor
dc.contributor.editorBoff, Eva Teresinha de Oliveirapor
dc.contributor.editorPansera-de-Araújo, Maria Cristinapor
dc.contributor.editorCarvalho, Graça Simões depor
dc.date.accessioned2016-09-01T08:13:53Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.isbn978-85-419-0190-1por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/42402-
dc.description.abstractDiscussões sobre a saúde foram incorporadas, formalmente, no currículo escolar brasileiro desde 1971. Diante desta tradição, é importante investigar como os livros didáticos brasileiros tratam desse tema, dado que têm servido como norteadores das práticas pedagógicas de muitos professores e a saúde é um dos conteúdos que mais têm consequências para as vidas dos estudantes, contribuindo para o desenvolvimento de uma atitude crítica quanto aos direitos relativos à saúde e à relação entre fatores sociopolíticos e qualidade de vida, entre outros aspectos. Neste estudo, utilizamos uma tipologia de abordagens de saúde construída por nós, que distingue entre a abordagem Biomédica e a Socioecológica, para analisar as oito coleções de livros didáticos de Biologia do Ensino Médio que foram aprovados pelo PNLD/MEC 2010, para serem distribuídos nas escolas brasileiras no período de 2012 a 2014. Para essa análise, construímos um instrumento que contempla diferentes variáveis características das duas abordagens de saúde. Utilizamos no presente estudo uma técnica de análise de conteúdo, a análise categorial, classificando em categorias unidades de registro identificadas nos textos principal e complementar, e nas atividades encontradas nos livros. Foram encontradas 3.431 unidades de registro e, com base na avaliação de cada uma delas, podemos afirmar que todos os livros didáticos de Biologia analisados se pautam por uma abordagem biomédica da saúde. Nossos achados são compatíveis com outros estudos que apontam a prevalência dessa abordagem em livros didáticos brasileiros e internacionais.por
dc.description.sponsorshipCIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, IE, UMinho (UI 317 da FCT)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherEditora Unijuípor
dc.relationProjeto Estratégico da FCT: UID/CED/00317/2013por
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectEducação para a saúdepor
dc.subjectAbordagem biomédicapor
dc.subjectAbordagem socioecológicapor
dc.titleA saúde nos livros didáticos brasileiros de biologia: que ensino propomos?por
dc.typebookPartpor
dc.relation.publisherversionhttps://www.unijui.edu.br/Portal/Modulos/editora/?uBJ07wW1UARC__PLS__zgHQM4MiakQox3Ny__SLA__5YxZnU__PLS__bNnUTqm2Zx8jce7Tal1A5I__SLA__A33rViF0l4f__SLA__RD0MSovvhAiX1g__IGL__=por
oaire.citationStartPage133por
oaire.citationEndPage156por
oaire.citationTitleInterações entre Conhecimentos, Valores e Práticas na Educação em Saúdepor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
sdum.bookTitleInterações entre Conhecimentos, Valores e Práticas na Educação em Saúdepor
Aparece nas coleções:CIEC - Livros e Capítulos de Livros

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