Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/37517

TítuloAssociação das competências auditivas em crianças com dificuldades de aprendizagem
Autor(es)Nunes, Cristiane Lima
Pereira, Liliane Desgualdo
Carvalho, Graça Simões de
Editor(es)Carvalho, Graça Simões de
Pereira, Beatriz Oliveira
Anastácio, Zélia
Palavras-chaveTestes auditivos
Dificuldades de aprendizagem
Desempenho académico
Data2015
EditoraNovas Edições Acadêmicas
CitaçãoNunes, C.L., Desgualdo-Pereira, L.. & Carvalho, G.S. (2015) Associação das competências auditivas em crianças com dificuldades de aprendizage. In: Z. Anastácio, G.S. Carvalho. & B. Pereira (Eds) Atividade Física, Saúde e Lazer. Desenvolvimento das Crianças e Problemáticas Relacionadas com a Saúde. Novas Edições Académicas. pp. 90-107 (ISBN: 978-613-0-16270-2)
Resumo(s)O processamento auditivo central está relacionado com a capacidade do indivíduo analisar e interpretar os eventos acústicos recebidos pelo sistema auditivo, os quais estão intrinsecamente relacionados com o desenvolvimento da linguagem e da aprendizagem. Neste estudo aplicámos oito testes de avaliação do processamento auditivo (PA) em crianças dos 10 aos 13 anos e comparámos os resultados obtidos com o seu desempenho académico medido pela verificação de notas do último semestre para cada disciplina e também com a presença ou ausência de perturbação da comunicação. A amostra foi constituída por 51 crianças divididas em quatro grupos de estudo: Grupo AC (Dificuldade Académica AUSENTE e perturbação da comunicação AUSENTE – 18 crianças; 35,3%), Grupo Ac (Dificuldade Académica AUSENTE e perturbação da comunicação PRESENTE -2 crianças; 3,9%), Grupo aC (Dificuldade Académica PRESENTE e perturbação da comunicação AUSENTE – 13 crianças; 25,5%), Grupo ac (Dificuldade Académica PRESENTE e perturbação da comunicação PRESENTE – 18 crianças; 35,3%). Para estudar a coocorrência entre o desempenho académico, por disciplina, com os testes auditivos, foram obtidos diagramas de dispersão e aplicado o Coeficiente de correlação de Pearson. A análise estatística mostrou que testes de fechamento, figura-fundo estão relacionados com o fraco rendimento académico e com perturbações da comunicação, enquanto os testes de ordenação temporal discriminam significativamente os grupos para a variável desempenho académico. A identificação da perturbação do processamento auditivo em crianças com baixo desempenho académico e/ou perturbação da comunicação poderá auxiliar na seleção de estratégias adequadas, e a intervenção poderá ter bases bem diferenciadas se se verificar a necessidade de incluir um treino auditivo. A análise dimensional destas questões deve ser realizada para que se possa realmente promover um ambiente escolar com melhor qualidade de vida e de proteção da saúde.
TipoCapítulo de livro
URIhttps://hdl.handle.net/1822/37517
ISBN978-613-0-16270-2
Versão da editorahttps://www.morebooks.de/pt/p_978-613-0-16270-2
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEC - Livros e Capítulos de Livros

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
AFSL-CompetenciasAuditivas.pdf1,02 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID