Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/37517
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Nunes, Cristiane Lima | por |
dc.contributor.author | Pereira, Liliane Desgualdo | por |
dc.contributor.author | Carvalho, Graça Simões de | por |
dc.contributor.editor | Carvalho, Graça Simões de | por |
dc.contributor.editor | Pereira, Beatriz Oliveira | por |
dc.contributor.editor | Anastácio, Zélia | por |
dc.date.accessioned | 2015-10-06T13:30:49Z | - |
dc.date.available | 2015-10-06T13:30:49Z | - |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.identifier.citation | Nunes, C.L., Desgualdo-Pereira, L.. & Carvalho, G.S. (2015) Associação das competências auditivas em crianças com dificuldades de aprendizage. In: Z. Anastácio, G.S. Carvalho. & B. Pereira (Eds) Atividade Física, Saúde e Lazer. Desenvolvimento das Crianças e Problemáticas Relacionadas com a Saúde. Novas Edições Académicas. pp. 90-107 (ISBN: 978-613-0-16270-2) | - |
dc.identifier.isbn | 978-613-0-16270-2 | por |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/37517 | - |
dc.description.abstract | O processamento auditivo central está relacionado com a capacidade do indivíduo analisar e interpretar os eventos acústicos recebidos pelo sistema auditivo, os quais estão intrinsecamente relacionados com o desenvolvimento da linguagem e da aprendizagem. Neste estudo aplicámos oito testes de avaliação do processamento auditivo (PA) em crianças dos 10 aos 13 anos e comparámos os resultados obtidos com o seu desempenho académico medido pela verificação de notas do último semestre para cada disciplina e também com a presença ou ausência de perturbação da comunicação. A amostra foi constituída por 51 crianças divididas em quatro grupos de estudo: Grupo AC (Dificuldade Académica AUSENTE e perturbação da comunicação AUSENTE – 18 crianças; 35,3%), Grupo Ac (Dificuldade Académica AUSENTE e perturbação da comunicação PRESENTE -2 crianças; 3,9%), Grupo aC (Dificuldade Académica PRESENTE e perturbação da comunicação AUSENTE – 13 crianças; 25,5%), Grupo ac (Dificuldade Académica PRESENTE e perturbação da comunicação PRESENTE – 18 crianças; 35,3%). Para estudar a coocorrência entre o desempenho académico, por disciplina, com os testes auditivos, foram obtidos diagramas de dispersão e aplicado o Coeficiente de correlação de Pearson. A análise estatística mostrou que testes de fechamento, figura-fundo estão relacionados com o fraco rendimento académico e com perturbações da comunicação, enquanto os testes de ordenação temporal discriminam significativamente os grupos para a variável desempenho académico. A identificação da perturbação do processamento auditivo em crianças com baixo desempenho académico e/ou perturbação da comunicação poderá auxiliar na seleção de estratégias adequadas, e a intervenção poderá ter bases bem diferenciadas se se verificar a necessidade de incluir um treino auditivo. A análise dimensional destas questões deve ser realizada para que se possa realmente promover um ambiente escolar com melhor qualidade de vida e de proteção da saúde. | por |
dc.description.sponsorship | CIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, IE, UM (UI 317 da FCT) | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Novas Edições Acadêmicas | por |
dc.relation | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147313/PT | por |
dc.rights | openAccess | - |
dc.subject | Testes auditivos | por |
dc.subject | Dificuldades de aprendizagem | por |
dc.subject | Desempenho académico | por |
dc.title | Associação das competências auditivas em crianças com dificuldades de aprendizagem | por |
dc.type | bookPart | por |
dc.relation.publisherversion | https://www.morebooks.de/pt/p_978-613-0-16270-2 | por |
oaire.citationStartPage | 90 | por |
oaire.citationEndPage | 107 | por |
oaire.citationTitle | Atividade física, saúde e lazer: desenvolvimento das crianças e problemáticas relacionadas com a saúde | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | por |
sdum.bookTitle | Atividade física, saúde e lazer: desenvolvimento das crianças e problemáticas relacionadas com a saúde | por |
Aparece nas coleções: | CIEC - Livros e Capítulos de Livros |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
AFSL-CompetenciasAuditivas.pdf | 1,02 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |