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Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorNunes, Cristiane Limapor
dc.contributor.authorPereira, Liliane Desgualdopor
dc.contributor.authorCarvalho, Graça Simões depor
dc.contributor.editorCarvalho, Graça Simões depor
dc.contributor.editorPereira, Beatriz Oliveirapor
dc.contributor.editorAnastácio, Zéliapor
dc.date.accessioned2015-10-06T13:30:49Z-
dc.date.available2015-10-06T13:30:49Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationNunes, C.L., Desgualdo-Pereira, L.. & Carvalho, G.S. (2015) Associação das competências auditivas em crianças com dificuldades de aprendizage. In: Z. Anastácio, G.S. Carvalho. & B. Pereira (Eds) Atividade Física, Saúde e Lazer. Desenvolvimento das Crianças e Problemáticas Relacionadas com a Saúde. Novas Edições Académicas. pp. 90-107 (ISBN: 978-613-0-16270-2)-
dc.identifier.isbn978-613-0-16270-2por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/37517-
dc.description.abstractO processamento auditivo central está relacionado com a capacidade do indivíduo analisar e interpretar os eventos acústicos recebidos pelo sistema auditivo, os quais estão intrinsecamente relacionados com o desenvolvimento da linguagem e da aprendizagem. Neste estudo aplicámos oito testes de avaliação do processamento auditivo (PA) em crianças dos 10 aos 13 anos e comparámos os resultados obtidos com o seu desempenho académico medido pela verificação de notas do último semestre para cada disciplina e também com a presença ou ausência de perturbação da comunicação. A amostra foi constituída por 51 crianças divididas em quatro grupos de estudo: Grupo AC (Dificuldade Académica AUSENTE e perturbação da comunicação AUSENTE – 18 crianças; 35,3%), Grupo Ac (Dificuldade Académica AUSENTE e perturbação da comunicação PRESENTE -2 crianças; 3,9%), Grupo aC (Dificuldade Académica PRESENTE e perturbação da comunicação AUSENTE – 13 crianças; 25,5%), Grupo ac (Dificuldade Académica PRESENTE e perturbação da comunicação PRESENTE – 18 crianças; 35,3%). Para estudar a coocorrência entre o desempenho académico, por disciplina, com os testes auditivos, foram obtidos diagramas de dispersão e aplicado o Coeficiente de correlação de Pearson. A análise estatística mostrou que testes de fechamento, figura-fundo estão relacionados com o fraco rendimento académico e com perturbações da comunicação, enquanto os testes de ordenação temporal discriminam significativamente os grupos para a variável desempenho académico. A identificação da perturbação do processamento auditivo em crianças com baixo desempenho académico e/ou perturbação da comunicação poderá auxiliar na seleção de estratégias adequadas, e a intervenção poderá ter bases bem diferenciadas se se verificar a necessidade de incluir um treino auditivo. A análise dimensional destas questões deve ser realizada para que se possa realmente promover um ambiente escolar com melhor qualidade de vida e de proteção da saúde.por
dc.description.sponsorshipCIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, IE, UM (UI 317 da FCT)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherNovas Edições Acadêmicaspor
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147313/PTpor
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectTestes auditivospor
dc.subjectDificuldades de aprendizagempor
dc.subjectDesempenho académicopor
dc.titleAssociação das competências auditivas em crianças com dificuldades de aprendizagempor
dc.typebookPartpor
dc.relation.publisherversionhttps://www.morebooks.de/pt/p_978-613-0-16270-2por
oaire.citationStartPage90por
oaire.citationEndPage107por
oaire.citationTitleAtividade física, saúde e lazer: desenvolvimento das crianças e problemáticas relacionadas com a saúdepor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
sdum.bookTitleAtividade física, saúde e lazer: desenvolvimento das crianças e problemáticas relacionadas com a saúdepor
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