Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/37517
Título: | Associação das competências auditivas em crianças com dificuldades de aprendizagem |
Autor(es): | Nunes, Cristiane Lima Pereira, Liliane Desgualdo Carvalho, Graça Simões de |
Editor(es): | Carvalho, Graça Simões de Pereira, Beatriz Oliveira Anastácio, Zélia |
Palavras-chave: | Testes auditivos Dificuldades de aprendizagem Desempenho académico |
Data: | 2015 |
Editora: | Novas Edições Acadêmicas |
Citação: | Nunes, C.L., Desgualdo-Pereira, L.. & Carvalho, G.S. (2015) Associação das competências auditivas em crianças com dificuldades de aprendizage. In: Z. Anastácio, G.S. Carvalho. & B. Pereira (Eds) Atividade Física, Saúde e Lazer. Desenvolvimento das Crianças e Problemáticas Relacionadas com a Saúde. Novas Edições Académicas. pp. 90-107 (ISBN: 978-613-0-16270-2) |
Resumo(s): | O processamento auditivo central está relacionado com a capacidade do indivíduo analisar e interpretar os eventos acústicos recebidos pelo sistema auditivo, os quais estão intrinsecamente relacionados com o desenvolvimento da linguagem e da aprendizagem. Neste estudo aplicámos oito testes de avaliação do processamento auditivo (PA) em crianças dos 10 aos 13 anos e comparámos os resultados obtidos com o seu desempenho académico medido pela verificação de notas do último semestre para cada disciplina e também com a presença ou ausência de perturbação da comunicação. A amostra foi constituída por 51 crianças divididas em quatro grupos de estudo: Grupo AC (Dificuldade Académica AUSENTE e perturbação da comunicação AUSENTE – 18 crianças; 35,3%), Grupo Ac (Dificuldade Académica AUSENTE e perturbação da comunicação PRESENTE -2 crianças; 3,9%), Grupo aC (Dificuldade Académica PRESENTE e perturbação da comunicação AUSENTE – 13 crianças; 25,5%), Grupo ac (Dificuldade Académica PRESENTE e perturbação da comunicação PRESENTE – 18 crianças; 35,3%). Para estudar a coocorrência entre o desempenho académico, por disciplina, com os testes auditivos, foram obtidos diagramas de dispersão e aplicado o Coeficiente de correlação de Pearson. A análise estatística mostrou que testes de fechamento, figura-fundo estão relacionados com o fraco rendimento académico e com perturbações da comunicação, enquanto os testes de ordenação temporal discriminam significativamente os grupos para a variável desempenho académico. A identificação da perturbação do processamento auditivo em crianças com baixo desempenho académico e/ou perturbação da comunicação poderá auxiliar na seleção de estratégias adequadas, e a intervenção poderá ter bases bem diferenciadas se se verificar a necessidade de incluir um treino auditivo. A análise dimensional destas questões deve ser realizada para que se possa realmente promover um ambiente escolar com melhor qualidade de vida e de proteção da saúde. |
Tipo: | Capítulo de livro |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/37517 |
ISBN: | 978-613-0-16270-2 |
Versão da editora: | https://www.morebooks.de/pt/p_978-613-0-16270-2 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEC - Livros e Capítulos de Livros |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
AFSL-CompetenciasAuditivas.pdf | 1,02 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |