Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/2955

TítuloDiversificação de materiais e estratégias no ensino-aprendizagem da matemática : uma experiência com a "Teoria dos Números"
Outro(s) título(s)Materials and strategies in mathematics teaching - learning : an experiment with "Number Theory"
Diversification de matériaux et de stratégies pour l'enseignement-apprentissage des mathématiques
Autor(es)Alves, Manuel António Melo
Almeida, Leandro S.
Barros, António M.
Palavras-chaveEducação matemática
Teoria dos números
Aprendizagem matemática
Data1997
EditoraUniversidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd)
Citação"Revista Portuguesa de Educação". ISSN 0871-9187. 10:1 (1997) 147-163.
Resumo(s)Descreve-se um programa de facilitação das aprendizagens na matemática, centrado na diversificação de materiais e de estraégias de ensino com alunos do 7º ano de escolaridade. Este programa, centrado na "teoria dos números", foi aplicado nalgumas turmas de escolas públicas do distrito de Braga, havendo outras turmas de controlo quer leccionados por professores aplicadores do programa, quer por outros professores. Vários indicadores de aquisições na matemática ou de desempenho cognitivo, recorrendo a material numérico, foram usados no pré-teste e pós-teste. Os resultados nas provas de desempenho apontam para a eficácia do programa, no entanto os alunos do grupo experimental apresentavam no final auto-percepções e atitudes em relação à matemática mais negativas. Este facto parece sugerir que o programa terá aumentado a consciência crí­tica dos alunos no auto-confronto ao longo das sessões entre as capacidades possuí­das e as exigências das tarefas matemáticas, efeito que importa aprofundar e atender em futuras aplicações de programas similares.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/2955
ISSN0871-9187
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Revista Portuguesa de Educação / Portuguese Journal of Education
CIPsi - Artigos (Papers)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Prof. Leandro RPE 10(1) 1997 - 147-163.pdfArtigo integral2,32 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID