Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/2955

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAlves, Manuel António Melo-
dc.contributor.authorAlmeida, Leandro S.-
dc.contributor.authorBarros, António M.-
dc.date.accessioned2005-09-19T09:33:31Z-
dc.date.available2005-09-19T09:33:31Z-
dc.date.issued1997-
dc.identifier.citation"Revista Portuguesa de Educação". ISSN 0871-9187. 10:1 (1997) 147-163.eng
dc.identifier.issn0871-9187-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/2955-
dc.description.abstractDescreve-se um programa de facilitação das aprendizagens na matemática, centrado na diversificação de materiais e de estraégias de ensino com alunos do 7º ano de escolaridade. Este programa, centrado na "teoria dos números", foi aplicado nalgumas turmas de escolas públicas do distrito de Braga, havendo outras turmas de controlo quer leccionados por professores aplicadores do programa, quer por outros professores. Vários indicadores de aquisições na matemática ou de desempenho cognitivo, recorrendo a material numérico, foram usados no pré-teste e pós-teste. Os resultados nas provas de desempenho apontam para a eficácia do programa, no entanto os alunos do grupo experimental apresentavam no final auto-percepções e atitudes em relação à matemática mais negativas. Este facto parece sugerir que o programa terá aumentado a consciência crí­tica dos alunos no auto-confronto ao longo das sessões entre as capacidades possuí­das e as exigências das tarefas matemáticas, efeito que importa aprofundar e atender em futuras aplicações de programas similares.eng
dc.language.isoporeng
dc.publisherUniversidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd)eng
dc.rightsopenAccesseng
dc.subjectEducação matemáticaeng
dc.subjectTeoria dos númeroseng
dc.subjectAprendizagem matemáticaeng
dc.titleDiversificação de materiais e estratégias no ensino-aprendizagem da matemática : uma experiência com a "Teoria dos Números"eng
dc.title.alternativeMaterials and strategies in mathematics teaching - learning : an experiment with "Number Theory"eng
dc.title.alternativeDiversification de matériaux et de stratégies pour l'enseignement-apprentissage des mathématiqueseng
dc.typearticleeng
dc.peerreviewedyeseng
dc.commentsCIPsi - Artigoseng
Aparece nas coleções:CIEd - Revista Portuguesa de Educação / Portuguese Journal of Education
CIPsi - Artigos (Papers)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Prof. Leandro RPE 10(1) 1997 - 147-163.pdfArtigo integral2,32 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID