Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/8879

TitleDilemas implicativos, psicopatologia e construção do self : mudanças durante o primeiro ano da Universidade
Author(s)Fernandes, Eugénia M.
Feixas, Guillem
KeywordsDilemas implicativos
Psicopatologia
Construção do self
Resolução de problemas
Estudantes universitários
Dilemmes implicatifs
Psychopathologie
Construction personelle
Compétence de résolution de problème
Etudiants universitaires
Implicative dilemmas
Psychopathology
Construction os self
Problem solving skills
College students
Issue date2007
PublisherUniversidade de Coimbra. Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação
JournalPsychologica
Citation"Psychologica." ISSN 0871-4657. 45 (2007) 239-256.
Abstract(s)O objectivo deste estudo foi comparar os indicadores de sintomatologia psicológica, competências de resolução de problemas e de construção pessoal, quando avaliados no início e no final do primeiro ano da Universidade. Analisámos também os preditores quer de sintomatologia psicológica, quer de competências de resolução de problemas avaliadas no final do ano lectivo. Vinte e oito estudantes do primeiro ano da Universidade do Minho, preencheram uma medida de sintomatologia psicológica (SCL-90-R), uma medida de competências de resolução de problemas (IRP) e a grelha de repertório para análise da sua construção pessoal. Os resultados indicam uma diminuição significativa na sintomatologia e um aumento significativo da auto-estima, no segundo período de avaliação. Verificámos que a sintomatologia e as competências manifestadas no início do ano são, respectivamente, os melhores preditores de sintomatologia e competências no final do ano. Os resultados são discutidos sublinhando as implicações para a promoção da adaptação dos estudantes universitários.
This paper presents a study about psychopathology, problem solving skills and self construction on college students during the first year at the University. These variables were evaluated at the beginning and at the end of the first year on 28 freshmen. We used the Symptoms Checklist Revised (Derogates); the Problem Solving Inventory (Vaz-Serra), and repertory grid (Kelly). A comparative analysis of the variables at the two moments of study was made. Psychological symptoms and problem solving skills’ predictors at the end of the year were analysed. Results indicate an increase in self-esteem and a decrease in psychological symptoms. Better predictors of psychological symptoms and problem solving skills at the end of the first year are, respectively, the psychological symptoms and problem solving skills at the beginning of the year. Discussion is oriented to the results implications for adaptation of college students during the first year at University.
L’objectif de cette étude a été de comparer les indicateurs de symptomatologie psychologique, les compétences de résolution de problèmes et de construction personnel, une foie évalués au début et à la fin de la première année universitaire. Nous avons aussi étudié les predicteurs de symptomatologie et la compétence de résolution de problèmes à la fin de l’année scolaire. Vingt-huit étudiants de la première année universitaire, ont remplies un questionnaire de symptomatologie, un questionnaire de compétence de résolution de problèmes et à la grille de répertoire. Les résultats indiquent une diminution significative dans la symptomatologie et une augmentation significative de l’auto estime, à la fin de deuxième semestre. Nous avons vérifié que la symptomatologie et les compétences manifestées au début de l’année sont, respectivement, les meilleurs predicteurs de symptomatologie et compétences à la fin de l’année. Les implications pour la promotion de l’adaptation des étudiants universitaire sont discutées.
TypeArticle
URIhttp://hdl.handle.net/1822/8879
ISSN0871-4657
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CIPsi - Artigos (Papers)

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