Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/1822/87024

TitleO Nascimento da música: a metáfora em Eugénio de Andrade
Author(s)Sousa, Carlos Mendes de
KeywordsEugénio de Andrade
Poesia portuguesa moderna e contemporânea
Metáfora materna
Metáfora do desejo
Figurações do erotismo
Luz e sombra
Issue date1992
PublisherEdições Almedina, S.A.
CitationSousa, Carlos Mendes de, O Nascimento da Música. A Metáfora em Eugénio de Andrade, Coimbra, Almedina, 1992, 216 pp.
Abstract(s)Na poesia de Eugénio de Andrade as metáforas e as imagens enraízam na sua quase totalidade, de um modo explícito ou implícito, no universo materno, para onde tudo tende a ser reconduzido. E é sobretudo pela ausência que vemos definir-se o mundo da mãe; pela ausência e pela ânsia recuperadora da fruição e aconchego, através da qual a criança acede ao mundo, e, em particular, ao mundo do desejo. Por outro lado, esta poesia configura uma das mais expressivas manifestações da erotização do corpo pleno na poesia portuguesa moderna e contemporânea. Este estudo trata essencialmente da metáfora materna e da metáfora do desejo na obra de Eugénio de Andrade. Procura seguir-se de perto, ao longo da obra, numa linha diacrónica (de “As Mãos e os Frutos”, 1948, até “O Outro Nome da Terra”,1988), o modo como as metáforas obsessivas ocorrem e desaparecem ou como se metamorfoseiam, imprimindo à própria leitura uma diversidade de ritmos (do passo a passo da regular e lenta travessia, aos saltos, avanços e recuos).
TypeBook
URIhttps://hdl.handle.net/1822/87024
ISBN972-40-0678-6
AccessOpen access
Appears in Collections:CEHUM - Livros e Capítulos de Livros

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
O nascimento da música .pdf68,69 MBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID