Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho : [1311] Statistics

Logo

O Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho (CEHUM) é uma unidade de investigação do Instituto de Letras e Ciências Humanas (ILCH). Foi fundado em 1994, representando a continuidade e a adaptação a novos contextos do Centro de Estudos Portugueses (CEP), fundado em 1980, com enfoque nas áreas da Teoria da Literatura e da Literatura e Linguística Portuguesas. O CEHUM definiu como missão não apenas dar continuidade à investigação nestas áreas, mas também acolher novas áreas em articulação com os projetos e ensino do ILCH, tendo adotado uma abordagem multidisciplinar no campo de estudos das Humanidades.

Atualmente, o CEHUM integra investigação nas áreas de Literatura, Linguística, Cultura e Artes (Música e Teatro). Os membros do CEHUM realizam as suas atividades no âmbito de grupos de investigação mono- e multidisciplinar, com o objetivo central de desenvolver pesquisa fundamental e competitiva, com impacto nacional e internacional, nos diversos campos das Ciências Humanas. São importantes vetores da sua atuação os estudos sobre migrações e marginalização, género e artes, estudos pós-coloniais e questões de identidade (humana, animal, máquina), os quais se articulam com as poéticas intermediais e as interartes, procurando potenciar a experiência dos seus investigadores nos domínios mencionados. As equipas multidisciplinares garantem a coesão do CEHUM na sua diversidade, fomentando a dinâmica cooperativa entre investigadores de diferentes áreas. A abordagem multidisciplinar coexiste com a investigação aprofundada monodisciplinar, com um foco central na linguística teórica e experimental, incluindo áreas do bilinguismo e da aquisição da linguagem, da análise do discurso e da pragmática, bem como da lexicografia e da história da língua. O grupo de investigação dedicado à literatura portuguesa e lusófona constitui, também, uma linha continuadora da essência seminal do CEHUM.

Áreas emergentes do centro, com novo trabalho de impacto nacional e internacional nos últimos anos, são as humanidades digitais, os estudos asiáticos e os estudos performativos, que procedem a uma reflexão sobre a prática artística sustentada.

Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho
Instituto de​ Letras e Ciências Humanas Universidade do Minho
Campus de Gualtar
4710-057 Braga - Portugal

Phone: (+351) 253 604 184

E-mail: dircehum@ilch.uminho.pt
E-mail: ceh@ilch.uminho.pt

Web: cehum.ilch.uminho.pt
Browse