Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/84955
Título: | Estudantes adultos no Ensino Superior do IFAL-Maceió: os desafios e conquistas no regresso à vida acadêmica |
Outro(s) título(s): | Adult students in Higher Education at IFAL-Maceió: the challenges and achievements in returning to academic life |
Autor(es): | Pereira Neto, Lauro Lopes |
Orientador(es): | Almeida, Leandro S. |
Palavras-chave: | Adaptação acadêmica Ensino remoto emergencial Ensino superior Estudantes não-tradicionais Satisfação acadêmica Academic adaptation Academic satisfaction Emergency remote teaching Higher education Non-traditional students |
Data: | 30-Mar-2023 |
Resumo(s): | O Ensino Superior (ES) no Brasil - criado para atender a uma elite socioeconômica – manteve
historicamente excluída uma enorme parcela da população de baixa renda do seu convívio. Nos últimos
anos, essa realidade mudou com a chegada de um “novo público” que, beneficiado pelos movimentos
de expansão e democratização, ingressa no ES com trajetórias de vida peculiares, após anos afastados
do ensino formal. É nesse cenário que se insere os estudos dessa tese que buscou: (i) aprofundar o
conceito de “novos públicos” no ES; (ii) caracterizar os estudantes não-tradicionais que acedem ao ES;
(iii) identificar as expectativas acadêmicas e as dificuldades antecipadas de adaptação ao ingressarem
no ES; (iv) apreciar o impacto das variáveis gênero, renda mensal e condição digital satisfatória para
adaptação ao ensino remoto e (vi) investigar os fatores psicossociais que mais impactaram na satisfação
com a experiência acadêmica dos estudantes durante a oferta do Ensino Remoto Emergencial (ERE). Os
resultados apontaram que a histórica desigualdade social e econômica desses estudantes se agravou
ainda mais com o advento da pandemia, impondo novos desafios ao processo de transição acadêmica
e desnudando uma nova realidade de exclusão: a desigualdade digital. Os resultados identificaram
estudantes insatisfeitos com os próprios recursos econômicos, uma vez que não possuíam as condições
de infraestrutura digital necessárias para o acompanhamento das atividades remotas. Isso impactou
significativamente no seu estado emocional, levando-os a desenvolver níveis alarmantes de ansiedade,
estresse e desconforto psíquico. Porém, apesar de todas as dificuldades, os estudantes mostraram-se
motivados com a continuidade dos estudos e convictos de que só o investimento na formação acadêmica
poderia garantir-lhes a tão almejada ascensão social e econômica. Espera-se que essa tese possa auxiliar
as Instituições de ES a melhor compreender o perfil psicossocial dos estudantes não-tradicionais, a
identificar as suas expectativas e dificuldades vivenciadas no processo de transição e adaptação
acadêmica e a inferir sobre a eficácia dos contextos educativos e das ações institucionais envolvidas
nesse processo. Antecipando assim ações que amenizem as desigualdades de aprendizagem, a fim de
promover e oportunizar condições equitativas de aprendizagem ao universo diversificado e heterogêneo
da sua população estudantil. Higher Education (HE) in Brazil - created to serve a socioeconomic elite - has historically kept excluded a huge portion of the low-income population from its conviviality. In recent years, this reality has changed with the arrival of a "new public" that, benefited by the expansion and democratization movements, enters the HE with peculiar life trajectories, after years apart from formal education. It is in this context that the studies of this thesis are inserted, which aimed: (i) to deepen the concept of "new publics" in HE; (ii) to characterize the non-traditional students who access HE; (iii) to identify the academic expectations and the anticipated difficulties of adaptation when accessing HE; (iv) to appreciate the impact of the variables gender, monthly income and satisfactory digital condition for adaptation to remote teaching; and (vi) to investigate the psychosocial factors that had the most impact on the satisfaction with the academic experience of students during the offer of Emergency Remote Education. The results pointed out that the historical social and economic inequality of these students was aggravated even more with the advent of the pandemic, imposing new challenges to the academic transition process and uncovering a new reality of exclusion: digital inequality. The results identified students dissatisfied with their own economic resources, since they did not have the digital infrastructure conditions necessary to follow the remote activities. This significantly impacted their emotional state, leading them to develop alarming levels of anxiety, stress, and psychological discomfort. However, despite all the difficulties, the students were motivated to continue their studies and convinced that only the investment in their academic formation could guarantee them the desired social and economic ascension. It is hoped that this thesis can help higher education institutions to better understand the psychosocial profile of non-traditional students, to identify their expectations and difficulties experienced in the process of academic transition and adaptation, and to make inferences about the effectiveness of the educational contexts and the institutional actions involved in this process. Thus, anticipating actions to mitigate learning inequalities in order to promote and provide equitable learning conditions to the diverse and heterogeneous universe of its student population. |
Tipo: | Tese de doutoramento |
Descrição: | Tese de doutoramento em Ciências da Educação (especialidade em Psicologia da Educação) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/84955 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Lauro Lopes Pereira Neto.pdf | Tese de doutoramento | 52,04 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons