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https://hdl.handle.net/1822/82545
Título: | Perceções sobre as práticas de desenvolvimento curricular e avaliação em cidadania e desenvolvimento |
Outro(s) título(s): | Perceptions about curricular development practices and assessment in citizenship and development |
Autor(es): | Paulino, Dina Isabel Ferreira |
Orientador(es): | Morgado, José Carlos Vilaça, Teresa |
Palavras-chave: | Avaliação Cidadania Currículo Desenvolvimento Educação Citizenship Curriculum Development Education Evaluation |
Data: | 2-Dez-2022 |
Resumo(s): | Este estudo investigou as perceções dos Coordenadores da Estratégia da Educação para a
Cidadania na Escola sobre as práticas curriculares e a avaliação em Cidadania e Desenvolvimento. Neste
sentido, pretendeu-se atingir os seguintes objetivos: identificar diferentes modelos de integração
curricular da Estratégia de Educação para a Cidadania na Escola; caracterizar as perceções dos
Coordenadores da Estratégia da Educação para a Cidadania na Escola sobre as práticas do seu
Agrupamento/Escola Não Agrupada; caracterizar a avaliação dos resultados de aprendizagem dos alunos
em Cidadania e Desenvolvimento; identificar formas de avaliação da Estratégia de Educação para a
Cidadania na Escola (EECE). Recorreu-se a uma metodologia qualitativa, usando como instrumentos de
recolha de dados o inquérito por questionário e, posteriormente, durante a observação participante nos
II Encontros Regionais de Coordenadores da Estratégia de Educação para a Cidadania na Escola (n=284),
realizado pela Direção-Geral da Educação, elaboraram-se notas de campo.
Percebemos que a grande maioria dos Coordenadores articula projetos que envolvem a
Cidadania e Desenvolvimento com a sua EECE de forma a darem resposta às prioridades do Projeto
Educativo. As dificuldades sentidas foram, essencialmente, a falta/pouca comunicação entre os
coordenadores dos vários projetos e com as Direções. A maioria dos coordenadores referiu que a
interdisciplinaridade acontece maioritariamente no seio dos Conselhos de Turma e nos Domínios de
Articulação Curricular, tendo as escolas que referiram as Equipas Educativas mostrado chegar melhor a
este objetivo. Geralmente existe a participação dos alunos em algumas partes do processo de elaboração
e implementação da EECE. A avaliação das aprendizagens está intimamente ligada às aprendizagens
esperadas nos princípios, valores e áreas de competência do PASEO. A avaliação da EECE é geralmente
feita através de questionários aplicados essencialmente no final do ano aos alunos.
Numa altura em que cada vez mais se questiona a cidadania na sociedade e no mundo, os
resultados deste estudo são um singelo contributo para que a Cidadania e Desenvolvimento seja uma
realidade capaz de transformar alunos/cidadãos e alunas/cidadãs e de contribuir para a igualdade de
oportunidades e direitos humanos. This study evaluated the perceptions of School Coordinators for Education Strategy on Citizenship with regards to curricular practices and assessment in Citizenship and Development. In this sense, it was intended to achieve the following objectives: to identify different models of curricular integration for the Education Strategy on Citizenship; to characterize the perceptions of School Coordinators for Education Strategy on Citizenship with regards to curricular practices within their School Groups/Non-grouped Schools; to characterize the assessment of students' learning outcomes in Citizenship and Development; to identify ways of evaluating the Education Strategy on Citizenship at School (“EECE”). A qualitative methodology was deployed, firstly based on a questionnaire survey as a data collection source and, later, using field notes derived from participant observation in the II Regional Meetings of Coordinators for Education Strategy on Citizenship at School (n=284), held by the Directorate-General for Education (“DGE”). We noticed that the vast majority of Coordinators articulate projects involving Citizenship and Development within their “EECE” in order to respond to the priorities of the Educational Project. The difficulties felt were, essentially, the lack/little communication between the Coordinators of the various projects and the respective Directorates. Most of the Coordinators mentioned that interdisciplinarity occurs mostly within the Class Councils and the Curricular Articulation Domains, and the schools that mentioned the Educational Teams showed to achieve this objective better. There is usually student participation in some parts of the “ECE” design and implementation process. The assessment of learnings is closely linked to the principles, values and areas of competence of the “PASEO”. The evaluation of the “ECE” is generally done through questionnaires applied essentially in the end of the year to the overall students. At a time when citizenship is increasingly being questioned in society and in the world, the results of this study are a simple contribution to making Citizenship and Development a reality capable of transforming students in to citizens thus contributing to equality opportunities and human rights. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (especialização em Desenvolvimento Curricular e Avaliação) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/82545 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado IE - Dissertações de mestrado |
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