Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/82545

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dc.contributor.advisorMorgado, José Carlospor
dc.contributor.advisorVilaça, Teresapor
dc.contributor.authorPaulino, Dina Isabel Ferreirapor
dc.date.accessioned2023-02-07T10:14:32Z-
dc.date.available2023-02-07T10:14:32Z-
dc.date.issued2022-12-02-
dc.date.submitted2022-10-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/82545-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Ciências da Educação (especialização em Desenvolvimento Curricular e Avaliação)por
dc.description.abstractEste estudo investigou as perceções dos Coordenadores da Estratégia da Educação para a Cidadania na Escola sobre as práticas curriculares e a avaliação em Cidadania e Desenvolvimento. Neste sentido, pretendeu-se atingir os seguintes objetivos: identificar diferentes modelos de integração curricular da Estratégia de Educação para a Cidadania na Escola; caracterizar as perceções dos Coordenadores da Estratégia da Educação para a Cidadania na Escola sobre as práticas do seu Agrupamento/Escola Não Agrupada; caracterizar a avaliação dos resultados de aprendizagem dos alunos em Cidadania e Desenvolvimento; identificar formas de avaliação da Estratégia de Educação para a Cidadania na Escola (EECE). Recorreu-se a uma metodologia qualitativa, usando como instrumentos de recolha de dados o inquérito por questionário e, posteriormente, durante a observação participante nos II Encontros Regionais de Coordenadores da Estratégia de Educação para a Cidadania na Escola (n=284), realizado pela Direção-Geral da Educação, elaboraram-se notas de campo. Percebemos que a grande maioria dos Coordenadores articula projetos que envolvem a Cidadania e Desenvolvimento com a sua EECE de forma a darem resposta às prioridades do Projeto Educativo. As dificuldades sentidas foram, essencialmente, a falta/pouca comunicação entre os coordenadores dos vários projetos e com as Direções. A maioria dos coordenadores referiu que a interdisciplinaridade acontece maioritariamente no seio dos Conselhos de Turma e nos Domínios de Articulação Curricular, tendo as escolas que referiram as Equipas Educativas mostrado chegar melhor a este objetivo. Geralmente existe a participação dos alunos em algumas partes do processo de elaboração e implementação da EECE. A avaliação das aprendizagens está intimamente ligada às aprendizagens esperadas nos princípios, valores e áreas de competência do PASEO. A avaliação da EECE é geralmente feita através de questionários aplicados essencialmente no final do ano aos alunos. Numa altura em que cada vez mais se questiona a cidadania na sociedade e no mundo, os resultados deste estudo são um singelo contributo para que a Cidadania e Desenvolvimento seja uma realidade capaz de transformar alunos/cidadãos e alunas/cidadãs e de contribuir para a igualdade de oportunidades e direitos humanos.por
dc.description.abstractThis study evaluated the perceptions of School Coordinators for Education Strategy on Citizenship with regards to curricular practices and assessment in Citizenship and Development. In this sense, it was intended to achieve the following objectives: to identify different models of curricular integration for the Education Strategy on Citizenship; to characterize the perceptions of School Coordinators for Education Strategy on Citizenship with regards to curricular practices within their School Groups/Non-grouped Schools; to characterize the assessment of students' learning outcomes in Citizenship and Development; to identify ways of evaluating the Education Strategy on Citizenship at School (“EECE”). A qualitative methodology was deployed, firstly based on a questionnaire survey as a data collection source and, later, using field notes derived from participant observation in the II Regional Meetings of Coordinators for Education Strategy on Citizenship at School (n=284), held by the Directorate-General for Education (“DGE”). We noticed that the vast majority of Coordinators articulate projects involving Citizenship and Development within their “EECE” in order to respond to the priorities of the Educational Project. The difficulties felt were, essentially, the lack/little communication between the Coordinators of the various projects and the respective Directorates. Most of the Coordinators mentioned that interdisciplinarity occurs mostly within the Class Councils and the Curricular Articulation Domains, and the schools that mentioned the Educational Teams showed to achieve this objective better. There is usually student participation in some parts of the “ECE” design and implementation process. The assessment of learnings is closely linked to the principles, values and areas of competence of the “PASEO”. The evaluation of the “ECE” is generally done through questionnaires applied essentially in the end of the year to the overall students. At a time when citizenship is increasingly being questioned in society and in the world, the results of this study are a simple contribution to making Citizenship and Development a reality capable of transforming students in to citizens thus contributing to equality opportunities and human rights.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/por
dc.subjectAvaliaçãopor
dc.subjectCidadaniapor
dc.subjectCurrículopor
dc.subjectDesenvolvimentopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectCitizenshippor
dc.subjectCurriculumpor
dc.subjectDevelopmentpor
dc.subjectEducationpor
dc.subjectEvaluationpor
dc.titlePerceções sobre as práticas de desenvolvimento curricular e avaliação em cidadania e desenvolvimentopor
dc.title.alternativePerceptions about curricular development practices and assessment in citizenship and developmentpor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid203179498por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade18 valorespor
sdum.uoeiInstituto de Educaçãopor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
IE - Dissertações de mestrado

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