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TítuloQue conhecimento matemático para ensinar nos anos iniciais? Desafios para a formação
Outro(s) título(s)What mathematical knowledge for teaching in the early years? Challenges for training
Quelles connaissances mathématiques pour enseigner dans les premières années? Défis pour la formation
Autor(es)Gomes, Alexandra
Palavras-chaveConhecimento matemático para ensinar
Formação de professores
Anos iniciais
Mathematical knowledge for teaching
Teacher training
Early years
Connaissances mathématiques pour enseigner
Formation des enseignants
Premières années
Data23-Mar-2021
EditoraEditora UNOESC
RevistaRoteiro
CitaçãoGomes, A. (2021). Que conhecimento matemático para ensinar nos anos iniciais? Desafios para a formação. Roteiro, 46, e23839. https://doi.org/10.18593/r.v46i.23839
Resumo(s)São muitos e variados os desafios que hoje se colocam à formação de professores de Matemática. Quando se pensa em professores dos primeiros anos, os desafios são ainda maiores. Por um lado, estes professores são generalistas, não sendo exclusivamente professores de Matemática. Por outro lado, o conhecimento matemático destes professores é frequentemente desvalorizado porquanto se acredita que a Matemática que se ensina nos anos iniciais é simples e consequentemente fácil de ensinar. É uma crença errada pois, apesar de ser elementar, esta Matemática constitui o alicerce de futuras construções matemáticas e contém os rudimentos de muitos conceitos importantes de ramos avançados da disciplina. Assumindo que o conhecimento do professor é fulcral no processo de ensino e aprendizagem, importa determinar que conhecimento(s) matemático é necessário para ensinar. Neste artigo iremos centrar a nossa atenção no conhecimento matemático para ensinar e apresentar alguns resultados de pesquisa que ilustram pontos críticos e dificuldades no conhecimento de (futuros) professores e que apontam pistas para conceptualizar a formação dos professores.
Today there are many and varied challenges for the training of mathematics teachers. When you think of teachers in the early years, the challenges are even greater. On the one hand, these teachers are generalists, and are not exclusively mathematics teachers. On the other hand, the mathematical knowledge of these teachers is often devalued because it is believed that the mathematics that is taught in the early years is simple and consequently easy to teach. It is a wrong belief because, despite being elementary, this Mathematics is the foundation of future mathematical constructions and contains the rudiments of many important concepts of advanced branches of the discipline. Assuming that teacher’s knowledge is central to the teaching and learning process, it is important to determine what mathematical knowledge(s) is necessary to teach. In this article we will focus our attention on the mathematical knowledge for teaching and present some research results that illustrate critical points and difficulties in the knowledge of (future) teachers and that point out clues to conceptualize teacher training.
La formation des enseignants de mathématiques est aujourd’hui confrontée à des défis nombreux et variés. Lorsque on pense aux enseignants dans les premières années, les défis sont encore plus grands. D’une part, ces professeurs sont généralistes et ne sont pas exclusivement des enseignants de mathématiques. D’un autre côté, les connaissances mathématiques de ces enseignants sont souvent dévalorisées car on pense que les mathématiques enseignées dans les premières années sont simples et par conséquent faciles à enseigner. C’est une fausse croyance car, bien qu’étant élémentaire, cette mathématique est le fondement de futures constructions mathématiques et contient les rudiments de nombreux concepts importants de branches avancées de la discipline. En supposant que les connaissances de l’enseignant sont au cœur du processus d’enseignement et d’apprentissage, il est important de déterminer quelles connaissances mathématiques sont nécessaires pour enseigner. Dans cet article, nous concentrerons notre attention sur les connaissances mathématiques pour enseigner et présenterons quelques résultats de recherche qui illustrent les points critiques et les difficultés dans les connaissances des (futurs) enseignants et qui indiquent des indices pour conceptualiser la formation des enseignants.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/73609
DOI10.18593/r.v46i.23839
ISSN0104-4311
e-ISSN2177-6059
Versão da editorahttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/23839
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEC - Artigos (Papers)

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