Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/73609

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorGomes, Alexandrapor
dc.date.accessioned2021-07-14T09:08:47Z-
dc.date.available2021-07-14T09:08:47Z-
dc.date.issued2021-03-23-
dc.identifier.citationGomes, A. (2021). Que conhecimento matemático para ensinar nos anos iniciais? Desafios para a formação. Roteiro, 46, e23839. https://doi.org/10.18593/r.v46i.23839por
dc.identifier.issn0104-4311-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/73609-
dc.description.abstractSão muitos e variados os desafios que hoje se colocam à formação de professores de Matemática. Quando se pensa em professores dos primeiros anos, os desafios são ainda maiores. Por um lado, estes professores são generalistas, não sendo exclusivamente professores de Matemática. Por outro lado, o conhecimento matemático destes professores é frequentemente desvalorizado porquanto se acredita que a Matemática que se ensina nos anos iniciais é simples e consequentemente fácil de ensinar. É uma crença errada pois, apesar de ser elementar, esta Matemática constitui o alicerce de futuras construções matemáticas e contém os rudimentos de muitos conceitos importantes de ramos avançados da disciplina. Assumindo que o conhecimento do professor é fulcral no processo de ensino e aprendizagem, importa determinar que conhecimento(s) matemático é necessário para ensinar. Neste artigo iremos centrar a nossa atenção no conhecimento matemático para ensinar e apresentar alguns resultados de pesquisa que ilustram pontos críticos e dificuldades no conhecimento de (futuros) professores e que apontam pistas para conceptualizar a formação dos professores.por
dc.description.abstractToday there are many and varied challenges for the training of mathematics teachers. When you think of teachers in the early years, the challenges are even greater. On the one hand, these teachers are generalists, and are not exclusively mathematics teachers. On the other hand, the mathematical knowledge of these teachers is often devalued because it is believed that the mathematics that is taught in the early years is simple and consequently easy to teach. It is a wrong belief because, despite being elementary, this Mathematics is the foundation of future mathematical constructions and contains the rudiments of many important concepts of advanced branches of the discipline. Assuming that teacher’s knowledge is central to the teaching and learning process, it is important to determine what mathematical knowledge(s) is necessary to teach. In this article we will focus our attention on the mathematical knowledge for teaching and present some research results that illustrate critical points and difficulties in the knowledge of (future) teachers and that point out clues to conceptualize teacher training.por
dc.description.abstractLa formation des enseignants de mathématiques est aujourd’hui confrontée à des défis nombreux et variés. Lorsque on pense aux enseignants dans les premières années, les défis sont encore plus grands. D’une part, ces professeurs sont généralistes et ne sont pas exclusivement des enseignants de mathématiques. D’un autre côté, les connaissances mathématiques de ces enseignants sont souvent dévalorisées car on pense que les mathématiques enseignées dans les premières années sont simples et par conséquent faciles à enseigner. C’est une fausse croyance car, bien qu’étant élémentaire, cette mathématique est le fondement de futures constructions mathématiques et contient les rudiments de nombreux concepts importants de branches avancées de la discipline. En supposant que les connaissances de l’enseignant sont au cœur du processus d’enseignement et d’apprentissage, il est important de déterminer quelles connaissances mathématiques sont nécessaires pour enseigner. Dans cet article, nous concentrerons notre attention sur les connaissances mathématiques pour enseigner et présenterons quelques résultats de recherche qui illustrent les points critiques et les difficultés dans les connaissances des (futurs) enseignants et qui indiquent des indices pour conceptualiser la formation des enseignants.por
dc.description.sponsorshipEste trabalho foi financiado por Fundos Nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia no âmbito do projeto do CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança da Universidade do Minho) com a referência UIDB/00317/2020.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherEditora UNOESCpor
dc.relationUIDB/00317/2020por
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/por
dc.subjectConhecimento matemático para ensinarpor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectAnos iniciaispor
dc.subjectMathematical knowledge for teachingpor
dc.subjectTeacher trainingpor
dc.subjectEarly yearspor
dc.subjectConnaissances mathématiques pour enseignerpor
dc.subjectFormation des enseignantspor
dc.subjectPremières annéespor
dc.titleQue conhecimento matemático para ensinar nos anos iniciais? Desafios para a formaçãopor
dc.title.alternativeWhat mathematical knowledge for teaching in the early years? Challenges for trainingpor
dc.title.alternativeQuelles connaissances mathématiques pour enseigner dans les premières années? Défis pour la formationpor
dc.typearticlepor
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/23839por
oaire.citationStartPage1por
oaire.citationEndPage16por
oaire.citationVolume46por
dc.identifier.eissn2177-6059-
dc.identifier.doi10.18593/r.v46i.23839por
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
sdum.journalRoteiropor
oaire.versionVoRpor
dc.subject.odsEducação de qualidadepor
Aparece nas coleções:CIEC - Artigos (Papers)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
23839-artigo roteiro 2021.pdf488,36 kBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID