Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/7226

TítuloEstudo da eficácia dos pavimentos drenantes na redução do ruído rodoviário para condições seco e molhado
Autor(es)Santos, Adriana P. S.
Freitas, Elisabete F.
Santos, Luís Picado
Data2006
CitaçãoCONGRESSO RODOVIÁRIO PORTUGUÊS . 4, Estoril, 2006 - “Congresso Rodoviário Português : estrada 2006.” [S.l. : s.n., 2006].
Resumo(s)A experiência portuguesa no domínio da avaliação dos níveis sonoros em diferentes tipos de pavimentos e dos factores que os determinam ainda é insuficiente, face às exigências europeias de qualidade ambiental. Assim, neste artigo estuda-se a eficácia dos pavimentos drenantes na redução do ruído de tráfego, quer na presença, quer na ausência de precipitação. No estudo consideram-se duas secções consecutivas, integradas na A41/IC24, uma com camada de desgaste em betão betuminoso drenante e a outra, com camada de desgaste em betão betuminoso. A avaliação dos níveis sonoros em cada uma das secções foi realizada pelo Método Estatístico de Passagem. Para as condições de ensaio consideradas – tipo de veículo, velocidade de ensaio, superfície seca e molhada – verificou-se que o nível de ruído é inferior na secção com camada drenante com a superfície seca e molhada, embora os benefícios da sua utilização sejam reduzidos quando se trata de veículos pesados.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/7226
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CEC-VC - Comunicações a Conferências Nacionais

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