Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/70326

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMagalhães, Carlapor
dc.contributor.authorDias, Pedropor
dc.contributor.authorCarneiro, Alexandrapor
dc.contributor.authorSoares, Isabelpor
dc.contributor.authorRangel-Henriques, Margaridapor
dc.contributor.authorMarques, Sofiapor
dc.contributor.authorBaptista, Joanapor
dc.date.accessioned2021-02-17T15:28:25Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.issn1645-4006por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/70326-
dc.description.abstractSão apresentados dois estudos de validação do Infant Characteristics Questionnaire (ICQ; Bates, Freeland & Lounsbury, 1979) para a população portuguesa, junto de educadores de crianças entre os 11 e os 20 meses de idade (Estudo 1) e educadores de crianças entre os 21 e os 32 meses de idade (Estudo 2). No primeiro estudo foi avaliada uma amostra de conveniência de 289 bebés e, no segundo, uma amostra de conveniência de 398 crianças. O objectivo dos estudos foi a avaliação das qualidades psicométricas deste instrumento. Os estudos permitiram alcançar soluções factoriais adequadas para o ICQ, a partir do relato dos educadores. Os níveis de consistência inter- na das dimensões obtidas são, no geral, satisfatórios.por
dc.description.abstractThis article presents two validation studies of the Infant Characteristics Questionnaire (ICQ; Bates, Freeland & Lounsbury, 1979), to the Portuguese population. Data was collected among preschool teachers of children aged between 11 and 20 months (Study 1) and preschool teachers of children aged between 21 and 32 months. Study 1 used a convenience sample of 289 babies and Study 2 a convenience sample of 398 children. The aim of both studies was the assessment of the psychometric qualities of this instrument. These studies allowed the identifi cation of adequate factorial solutions for each age group. The levels of internal consistency are, in general, satisfactory.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Católica Editorapor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectValidaçãopor
dc.subjectTemperamentopor
dc.subjectInfânciapor
dc.subjectAvaliaçãopor
dc.subjectValidationpor
dc.subjectTemperamentpor
dc.subjectInfancypor
dc.subjectssessmentpor
dc.titleAvaliação do temperamento aos 13 e aos 24 meses através do relato do educador: validação da versão portuguesa do Infant Characterístics Questionnairepor
dc.typearticle-
dc.peerreviewedyespor
oaire.citationStartPage175por
oaire.citationEndPage191por
oaire.citationIssue9por
dc.identifier.eissn2182-4614por
dc.identifier.doi10.34632/investigacaoeducacional.2010.3325por
dc.date.embargo10000-01-01-
dc.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapor
sdum.journalRevista Portuguesa de Investigação Educacionalpor
oaire.versionVoRpor
Aparece nas coleções:CIPsi - Artigos (Papers)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Magalhaes et al. 2010.pdf73,35 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID