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TítuloPrevenção primária das toxicodependências: avaliação de uma intervenção de grupo em crianças com idades entre os 8 e 9 anos
Autor(es)Pereira, M. Graça
Moreira, Paulo
Palavras-chavePromoção da saúde
Toxicodependência
Intervenção em escolas primárias
Health promotion
Drugs prevention
Basic school´s intervention
Data2000
RevistaAnálise Psicológica
Citação"Análise Psicológica". ISSN 0870-8231. 18:4 (2000) 455-463.
Resumo(s)A investigação tem demonstrado que a prevenção primária na toxicodependência deverá considerar modelos multimodais. Vários programas de prevenção têm demonstrado ser eficazes nas variáveis comportamentais e cognitivas mas não nas variáveis afectivas. “Crescer a Brincar” é um programa derivado do Modelo Sócio-Afectivo (Negreiros de Carvalho, 1991), que procura trabalhar variáveis comportamentais, sociais e afectivas. O presente artigo avalia a eficácia do referido programa junto de um grupo de 109 crianças. Os instrumentos utilizados, incluem o CABS (Michelson & Mood, 1982), que mede os estilos de comunicação,o CDI (Kovacs, 1981) que avalia os níveis de depressão, o SP (Harter, 1985) que mede o auto-conceito e finalmente “Sede de Viver”, instrumento criado especificamente para os objectivos do estudo e que avalia a tomada de decisão, assertividade e resistência à pressão dos pares. O estudo da eficácia revela resultados significativos nas variáveis cognitivas e comportamentais entre o Grupo de Controlo e Experimental. Ao nível das variáveis afectivas (depressão e auto-conceito) só se registaram diferenças entre o Pré e o Pós-teste do Grupo Experimental.
The main purpose of the study was the evaluation of the efficacy of a primary prevention addiction program “Growing up Playing” with children in basic school. A number of studies have demonstrated the efficacy of the multimodal models in primary prevention programs. This study employed a socio-affective model (Negreiros de Carvalho, 1991). A sample of 109 children participated. A Pré-Post test design with control group was employed. The measures used included the CABS (Michelson & Mood, 1982) that measures communication style, the CDI (Kovacs, 1985) that measures depression, the SPPC (Harter, 1985) for self-concept and a new instrument “Eager to Live” (cartoons) created for the purpose of the study that assessed peers’ pressure, decision making and assertive style. Results and research implications are presented and discussed.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/6882
ISSN0870-8231
Versão da editorahttp://www.scielo.oces.mctes.pt/scielo.php?script=sci_issues&pid=0870-8231&lng=pt&nrm=iso
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIPsi - Artigos (Papers)

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