Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/66028

TítuloA utilização da robótica educacional nas escolas do Rio Grande do Norte
Outro(s) título(s)Using educational robotics in schools of Rio Grande do Norte
Autor(es)Júnior, Alfredo Gama de Carvalho
Orientador(es)Osório, António José
Palavras-chaveEducação
Ensino-aprendizagem
Robótica educacional
Tecnologias da informação e comunicação
Education
Educational robotics
Information and communication technologies
Teaching-learning
Data2020
Resumo(s)A educação é uma ampla área para a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) que podem agregar ao processo de ensino-aprendizagem maior motivação para professores e alunos, tornando o ambiente escolar mais dinâmico e interessante para a articulação dos conteúdos curriculares e de formação dos estudantes. Neste contexto, a Robótica Educacional se destaca pelo seu elevado potencial lúdico e pela sua capacidade de promover o desenvolvimento de habilidades e competências, sejam, entre outras, de caráter cognitivo, investigativo, comportamental ou afetivo. Desta forma, definimos como objetivo geral analisar a utilização da Robótica Educacional aplicada ao processo de ensinoaprendizagem nas escolas, públicas e privadas, do Rio Grande do Norte. Metodologicamente, o trabalho está ancorado em uma pesquisa bibliográfica que proporcionou uma familiarização com o tema e uma pesquisa exploratória para a qual coletamos os dados através da aplicação de um questionário a 24 professores que participaram da Olimpíada Brasileira de Robótica – 2018 – etapa Rio Grande do Norte. Através da análise qualitativa e quantitativa dos dados, obtivemos resultados que indicam como a Robótica Educacional está presente nas escolas do Rio Grande do Norte, destacando aspectos pedagógicos, de infraestrutura e relativos às contribuições para o processo de ensino-aprendizagem, bem como as dificuldades para sua implementação.
Education is a wide area used for Information and Communication Technologies (ICT) adding to the teaching-learning process a highly motivation for teachers and students making the school environment more dynamic and attractive for articulation of curricular content and students training. In this context, Educational Robotics stands out due to its high ludic potential and ability for promoting development of skills and competences, being, among others, related to cognition, investigation, behavioral or affective. Therefore, it was defined as general goal, analyzing the Educational Robotics use applied to the teaching-learning process in public and private schools. This study was based on a bibliographic research in order to obtain familiarity with the subject, also in an exploratory research, in which were collected data by applyng a questionnaire to the teachers who participated in the Brazilian Olympiad in Robotics 2018 (Rio Grande do Norte). By qualitative and quantitative analyzes, were presented results that showed how Educational Robotics is active in schools of Rio Grande do Norte, highlighting pedagogical aspects, physical infrastructure regarding to contributions to the teaching-learning process, as well as the difficulties for implementation.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Tecnologia Educativa)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/66028
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Alfredo Gama de Carvalho Júnior.pdf4,19 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID