Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/66028
Título: | A utilização da robótica educacional nas escolas do Rio Grande do Norte |
Outro(s) título(s): | Using educational robotics in schools of Rio Grande do Norte |
Autor(es): | Júnior, Alfredo Gama de Carvalho |
Orientador(es): | Osório, António José |
Palavras-chave: | Educação Ensino-aprendizagem Robótica educacional Tecnologias da informação e comunicação Education Educational robotics Information and communication technologies Teaching-learning |
Data: | 2020 |
Resumo(s): | A educação é uma ampla área para a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação
(TIC) que podem agregar ao processo de ensino-aprendizagem maior motivação para
professores e alunos, tornando o ambiente escolar mais dinâmico e interessante para a
articulação dos conteúdos curriculares e de formação dos estudantes. Neste contexto, a
Robótica Educacional se destaca pelo seu elevado potencial lúdico e pela sua capacidade de
promover o desenvolvimento de habilidades e competências, sejam, entre outras, de caráter
cognitivo, investigativo, comportamental ou afetivo. Desta forma, definimos como objetivo
geral analisar a utilização da Robótica Educacional aplicada ao processo de ensinoaprendizagem
nas escolas, públicas e privadas, do Rio Grande do Norte. Metodologicamente,
o trabalho está ancorado em uma pesquisa bibliográfica que proporcionou uma familiarização
com o tema e uma pesquisa exploratória para a qual coletamos os dados através da aplicação
de um questionário a 24 professores que participaram da Olimpíada Brasileira de Robótica –
2018 – etapa Rio Grande do Norte. Através da análise qualitativa e quantitativa dos dados,
obtivemos resultados que indicam como a Robótica Educacional está presente nas escolas do
Rio Grande do Norte, destacando aspectos pedagógicos, de infraestrutura e relativos às
contribuições para o processo de ensino-aprendizagem, bem como as dificuldades para sua
implementação. Education is a wide area used for Information and Communication Technologies (ICT) adding to the teaching-learning process a highly motivation for teachers and students making the school environment more dynamic and attractive for articulation of curricular content and students training. In this context, Educational Robotics stands out due to its high ludic potential and ability for promoting development of skills and competences, being, among others, related to cognition, investigation, behavioral or affective. Therefore, it was defined as general goal, analyzing the Educational Robotics use applied to the teaching-learning process in public and private schools. This study was based on a bibliographic research in order to obtain familiarity with the subject, also in an exploratory research, in which were collected data by applyng a questionnaire to the teachers who participated in the Brazilian Olympiad in Robotics 2018 (Rio Grande do Norte). By qualitative and quantitative analyzes, were presented results that showed how Educational Robotics is active in schools of Rio Grande do Norte, highlighting pedagogical aspects, physical infrastructure regarding to contributions to the teaching-learning process, as well as the difficulties for implementation. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Tecnologia Educativa) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/66028 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Alfredo Gama de Carvalho Júnior.pdf | 4,19 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons