Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/66028

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorOsório, António Josépor
dc.contributor.authorJúnior, Alfredo Gama de Carvalhopor
dc.date.accessioned2020-07-16T13:44:32Z-
dc.date.available2020-07-16T13:44:32Z-
dc.date.issued2020-
dc.date.submitted2020-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/66028-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Tecnologia Educativa)por
dc.description.abstractA educação é uma ampla área para a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) que podem agregar ao processo de ensino-aprendizagem maior motivação para professores e alunos, tornando o ambiente escolar mais dinâmico e interessante para a articulação dos conteúdos curriculares e de formação dos estudantes. Neste contexto, a Robótica Educacional se destaca pelo seu elevado potencial lúdico e pela sua capacidade de promover o desenvolvimento de habilidades e competências, sejam, entre outras, de caráter cognitivo, investigativo, comportamental ou afetivo. Desta forma, definimos como objetivo geral analisar a utilização da Robótica Educacional aplicada ao processo de ensinoaprendizagem nas escolas, públicas e privadas, do Rio Grande do Norte. Metodologicamente, o trabalho está ancorado em uma pesquisa bibliográfica que proporcionou uma familiarização com o tema e uma pesquisa exploratória para a qual coletamos os dados através da aplicação de um questionário a 24 professores que participaram da Olimpíada Brasileira de Robótica – 2018 – etapa Rio Grande do Norte. Através da análise qualitativa e quantitativa dos dados, obtivemos resultados que indicam como a Robótica Educacional está presente nas escolas do Rio Grande do Norte, destacando aspectos pedagógicos, de infraestrutura e relativos às contribuições para o processo de ensino-aprendizagem, bem como as dificuldades para sua implementação.por
dc.description.abstractEducation is a wide area used for Information and Communication Technologies (ICT) adding to the teaching-learning process a highly motivation for teachers and students making the school environment more dynamic and attractive for articulation of curricular content and students training. In this context, Educational Robotics stands out due to its high ludic potential and ability for promoting development of skills and competences, being, among others, related to cognition, investigation, behavioral or affective. Therefore, it was defined as general goal, analyzing the Educational Robotics use applied to the teaching-learning process in public and private schools. This study was based on a bibliographic research in order to obtain familiarity with the subject, also in an exploratory research, in which were collected data by applyng a questionnaire to the teachers who participated in the Brazilian Olympiad in Robotics 2018 (Rio Grande do Norte). By qualitative and quantitative analyzes, were presented results that showed how Educational Robotics is active in schools of Rio Grande do Norte, highlighting pedagogical aspects, physical infrastructure regarding to contributions to the teaching-learning process, as well as the difficulties for implementation.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/por
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectEnsino-aprendizagempor
dc.subjectRobótica educacionalpor
dc.subjectTecnologias da informação e comunicaçãopor
dc.subjectEducationpor
dc.subjectEducational roboticspor
dc.subjectInformation and communication technologiespor
dc.subjectTeaching-learningpor
dc.titleA utilização da robótica educacional nas escolas do Rio Grande do Nortepor
dc.title.alternativeUsing educational robotics in schools of Rio Grande do Nortepor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid202487377por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade19 valorespor
sdum.uoeiInstituto de Educaçãopor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Alfredo Gama de Carvalho Júnior.pdf4,19 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID