Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/63944
Título: | Transposição urbana e viária: a VCI no Porto e em Vila Nova de Gaia |
Autor(es): | Gama, Maria Teresa Vasconcelos da |
Orientador(es): | Fontes, André Cerejeira |
Data: | 2019 |
Resumo(s): | O presente projeto de investigação pretende refletir sobre a infraestrutura viária urbana,
como elemento estruturante, dinamizador e ao mesmo tempo condicionante do
crescimento urbano. Tendo como objeto de estudo a Via de Cintura Interna-IC23(VCI),
nas cidades do Porto e Vila Nova de Gaia. Numa primeira fase, será feito um breve
estudo sobre a totalidade da VCI. Através do desenho cartográfico representa-se os seus
limites, atribuindo especial relevância a reproduzir a forma como atualmente o peão
transpõem a VCI.
Em seguida será desenvolvida uma proposta de intervenção para alguns pontos
específicos. O projeto pretende repensar em alguns pontos de conecção da via com a
cidade, de forma a clarificar a articulação da infraestrutura com a malha urbana local,
valorizando os percursos do peão. Ou seja, a criação de formas de mobilidade mais
tênues que em consonância com alguns espaços verdes de estar, contribuam para uma
maior qualidade ambiental. Considerando a zona de intervenção como um exemplo de
alguns dos temas mencionados na análise de cima, o projeto ambiciona propor algumas
soluções e estratégias tipo. Desta forma, ainda que o projeto parta de uma interpretação
do lugar e das oportunidades que esconde, pretende-se que sirva de ponte e que conduza
a algumas conclusões genéricas aplicáveis ao todo inicial. This research project intends to study an urban road infrastructure, as a structuring, dynamic and at the same time conditioning element of urban growth. The objective is to study the Via de Cintura Interna-IC23 (VCI) in the cities of Porto and Vila Nova de Gaia. In a first phase, a brief study on a totality of the VCI was made. Through the cartographic design its limits are represented, attributing particular relevance and reproducing a way as what one does the pedestrian transposes an IVC. Then, an intervention proposal for some specific points. The project intends to rethink some connection points of the highway with a city, in order to clarify an articulation of the infrastructure with a local urban city, valuing the pedestrian's routes. That is, a creation of other forms of mobility, but consisting of some green living spaces, contribute to a higher environmental quality. Considering the area of intervention as an example of some of the topics under analysis, the ambition project of solutions and type solutions. In this way, even if the project starts from an interpretation of the place and the opportunities it hides, it is intended to serve as a bridge and to lead to some generic conclusions. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado integrado em Arquitectura |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/63944 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TESE_Maria Teresa Vasconcelos da Gama.pdf | 5,85 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir | |
TESE_Maria Teresa Vasconcelos da Gama_ANEXOS.pdf | 20,22 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons