Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/63741

TítuloAs metas académicas como operacionalização da motivação do aluno
Outro(s) título(s)Academic goals as operationalization of student's motivation
Autor(es)Miranda, Lúcia
Almeida, Leandro S.
Palavras-chaveMotivação
Metas académicas
Abordagens à aprendizagem
Sucesso académico
Motivation
Academic goals
Learning approaches
Academic success
Data2009
EditoraUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação
RevistaETD - Educação Temática Digital
CitaçãoMiranda, L., & Almeida, L. (2009). As metas académicas como operacionalização da motivação do aluno. ETD - Educação Temática Digital, 10, 36-61. https://doi.org/10.20396/etd.v10in.esp.934
Resumo(s)A capacidade cognitiva e a motivação são entendidas como variáveis psicológicas determinantes da aprendizagem e do rendimento académico. Dentro do paradigma cognitivista ou sócio-cognitivista, os modelos teóricos procuram enfatizar os processos psicológicos internos na explicação da conduta académica motivada. As metas de realização surgem, neste enquadramento teórico, como um dos factores mais valorizados na explicação do rendimento académico dos alunos. Neste trabalho procuramos reflectir sobre a tipologia das metas e o seu papel na predição do sucesso académico, alertando para o papel decisivo dos contextos familiar e escolar. Analisando alguns estudos nacionais e internacionais, importa que a conceptualização e a avaliação das metas académicas tomem mais em consideração os contextos de ensino e aprendizagem, assim como os vários agentes educativos que intervêm nesses contextos.
The cognitive ability and motivation are considered as major determinants of learning and academic achievement. Within the cognitive or socio-cognitivist paradigm, the theoretical models emphasize the internal psychological processes to explain the motivated academic behavior. The achievement goals emerge, in this theoretical framework, as one of the most valued factors in explaining the students´ academic achievement. In this paper we seek to reflect on the types of achievement goals and their role to predict the academic success, calling attention to the crucial role of family and school contexts. The examination of some national and international studies leads to a conclusion that it is important that the conceptualization and assessment of academic goals take more account of the contexts of teaching and learning, as well as the various actors involved in these educational contexts.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/63741
DOI10.20396/etd.v10in.esp..934
ISSN1676-2592
Versão da editorahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/934
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIPsi - Artigos (Papers)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
934-Texto do artigo-989-1-10-20150128.pdf178,33 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID